Papel feito à mão

Como fabricar papel higiênico

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fabricar papel higiênico
Imagem: tissueonline.com.br

Você já pensou na quantidade de coisas que criar, de forma econômica, para substituir outras em sua casa? Talvez se surpreenda ao saber que existem várias opções para isso. Podemos recorrer ao artesanato e trabalhos manuais para, por exemplo, decorar a casa, fazer vasos para plantas, esculturas com argila caseira, etc. O resultado será surpreendente e totalmente personalizado, pois foi você quem o fez, ao seu gosto e medida! Uma outra ideia é fazer papel higiênico, o que é algo fácil de colocar em prática e que lhe permitirá escolher a espessura que mais lhe agrada. Ficou curioso? Então continue lendo este artigo umComo.com.br para aprender como fabricar papel higiênico!

Vai precisar de:
  • Pedaços de madeira
  • Liquidificador antigo mas potente
  • Bolas de algodão
  • Água engarrafada
  • Creme hidratante para bebê
Também lhe pode interessar: Como fazer papel reciclado
Passos a seguir:
1

Para fazer seu próprio papel higiênico, em primeiro lugar você deverá reunir placas ou pedaços de um tipo de madeira macia, como o pinheiro ou o choupo. Poderão ser, por exemplo, aquelas espátulas de madeira utilizadas pelos dentistas. Corte ou parta a madeira de forma a conseguir serragem ou pedaços bem pequenos.

Como fabricar papel higiênico - Passo 1
Imagem: almapapel.com
2

Para a etapa seguinte você irá necessitar de um liquidificador antigo mas potente, pois ele servirá para triturar a madeira e os outros ingredientes que serão usados. Coloque nele o resultado do passo anterior e adicione bolas de algodão rasgadas em pedaços.

Como fabricar papel higiênico - Passo 2
Imagem: eusouagarotaenxaqueca.blogspot.pt
3

A ideia aqui é conseguir uma pasta, por isso adicione também um pouco de água engarrafada e creme hidratante corporal de bebê, que é o mais suave e o menos propenso a causar irritação na pele.

Como fabricar papel higiênico - Passo 3
Imagem: vaigarota.com
4

Ligue o liquidificador de forma a misturar todos esses ingredientes. Terá de conseguir uma consistência o mais uniforme possível por isso, sempre que pedaços sólidos surgirem na mistura, junte mais água.

Como fabricar papel higiênico - Passo 4
Imagem: superkuka.blogspot.pt
5

Se esses pedaços insistem em não ser triturados, não se preocupe e retire-os com a ajuda de um coador. Verta a pasta da mistura sobre uma tela colocada no exterior, pois a água que adicionou irá escorrer.

6

Para retirar o mais possível de água e alisar a mistura, de forma a conseguir a grossura que pretende para a sua folha de papel higiênico, passe um objeto pesado e plano sobre ela como, por exemplo, um ferro de engomar. Exerça pressão.

7

Deixe a mistura secar e, depois de cortada em pedaços, estará pronta a usar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fabricar papel higiênico, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Não se aconselha o uso deste papel higiênico por pessoas com complicações ou infeções genitais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Vanieli Caroline dos Santos
É possível fazer um papel higiénico personalizado da cor preto com escritas de glíter? Se sim, como é feito esse processo, e por quais máquinas meu papel higiénico terá de passar? Desde já agradeço..
A sua avaliação:
julia
gostaria de falar com vc no privado sobre esse assunto pois estou fazendo um trabalho de escola e preciso de dicas sobre essa receita tem como vc passar seu email pois mandei email no site do blog e nao foi enviado
Imagem: tissueonline.com.br
Imagem: almapapel.com
Imagem: eusouagarotaenxaqueca.blogspot.pt
Imagem: vaigarota.com
Imagem: superkuka.blogspot.pt
1 de 5
Como fabricar papel higiênico