Partilhar

Como cuidar da voz antes de cantar

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da voz antes de cantar

A voz é um instrumento incrível que nos dá a capacidade de reproduzir sons e que algumas pessoas utilizam para cantar. Nem todo o mundo pode cantar, há pessoas que nasceram com uma voz que lhes permite realizar melodias com muito mais facilidade, enquanto que outras precisam trabalhar mais para poder atingir notas altas ou para evitar desafinar. De uma forma ou de outra, de nada serve cantar bem se não dedicarmos o tempo necessário para saber como conservá-la. Há alguns elementos que podem danificar de forma considerável partes do corpo que influenciam na hora de reproduzir sons, como hábitos de vida pouco saudáveis. De seguida, em umComo.com.br vamos explicar alguns conselhos sobre como cuidar da voz antes de cantar.

Também lhe pode interessar: Como afinar a voz para cantar bem

Evite fumar

Todo o mundo sabe que fumar é prejudicial para a saúde. No caso de cantar não é uma exceção, já que o fumo pode irritar a garganta e reduzir a capacidade pulmonar. Os pulmões têm um papel essencial na hora de cantar, já que nos permitem conservar o ar neles e administrá-lo durante o canto. Trata-se de um exercício que requer prática e se adquire com o tempo. Fumar pode tirar parte desta capacidade para conservar o ar e influenciar em nosso potencial de canto. Além disso, a laringe pode ficar irritada pela tosse e, como consequência, as cordas vocais podem ser prejudicadas e a voz tende a ficar mais rouca e a soar menos nítida. Por isso, você já sabe: o primeiro passo para o cuidado de sua voz é largar o cigarro. Caso não seja fumador, a fumaça do cigarro pode interferir da mesma forma se ficar exposto constantemente de forma passiva.

Como cuidar da voz antes de cantar - Evite fumar

Não force a voz

Talvez você esteja perto de sair para cantar com seu grupo ou sozinho e se encontre em um local onde há muitas pessoas e/ou música, cuidado! Antes de cantar, se estiver em uma situação na qual precise gritar ou falar mais alto do que o habitual é recomendável que se afaste do barulho para conservar o bom estado de suas cordas vocais. Se for cantar daqui a pouco, pode aproveitar para abandonar o barulho e aquecer as cordas vocais. Se, pelo contrário, ainda faltarem algumas horas ou inclusive dias, é aconselhável que caso se encontre com amigos, peça para ir a um lugar mais tranquilo, pois se você forçar sua voz correrá o risco de prejudicar sua capacidade de cantar e sofrer de afonia.

Como cuidar da voz antes de cantar - Não force a voz

Durma bem

Dormir é bom para todos os aspectos relacionados com a saúde. No caso de cantar e ainda mais quando estiver há alguns dias ensaiando além do normal, talvez porque tenha um concerto ou outro evento onde for cantar, é necessário que suas cordas vocais descansem durante algumas horas para que possam se recuperar. É provável que, se você estiver ensaiando durante algumas horas e for dormir, no dia seguinte sinta a voz mais rouca e seja mais difícil cantar sentindo-se à vontade.

Como cuidar da voz antes de cantar - Durma bem

Não ingira alimentos ou bebidas que produzam gases

Talvez isto não faça muito sentido, mas vamos esclarecer para você esta situação. Imagine que vai que cantar em um palco daqui a pouco e antes decide beber algum refrigerante junto com um hambúrguer condimentado e batatas fritas. Agora se imagine cantando com tudo isso em sua barriga. Percebeu? Quando cantamos fazemos esforços que podem fazer com que tenhamos que arrotar, ainda mais se tivermos gás na barriga. Isto também acontece com a cerveja, por isso fique de olho se for cervejeiro. Quando você consumir produtos gaseificados, é muito provável que, no momento de cantar e, sobretudo, quando alongar vogais e estiver com a boca aberta, ao forçar a saída do ar, sinta vontade de arrotar, o que pode estragar uma canção.

Como cuidar da voz antes de cantar - Não ingira alimentos ou bebidas que produzam gases

Uma boa hidratação

A perda de água faz com que a voz seque e, como consequência, tenhamos uma maior dificuldade na hora de cantar. A maioria dos cantores têm uma garrafa de água sempre perto para evitar isto e, além disso, permite desobstruir a garganta caso tenha fleumas, que podem dificultar o canto, produzindo vibrações e obstruindo saída e a entrada do ar.

Como cuidar da voz antes de cantar - Uma boa hidratação

Aquecer a voz antes de cantar

O aquecimento das cordas vocais é um procedimento básico que todo o cantor deve realizar antes de subir ao palco. Permitirá que a nossa voz esteja pronta e contribuirá para que cheguemos às notas mais altas sem ter que forçar a voz. Estes aquecimentos permitirão melhorar a nossa voz e nos farão sentir mais confortáveis na hora de entoar uma canção. Devemos observar que se não aquecermos os músculos da garganta antes de cantar, estes podem ser danificados. Neste artigo explicamos a importância de aquecer a voz e recomendamos alguns exercícios simples para aquecê-la.

Como cuidar da voz antes de cantar - Aquecer a voz antes de cantar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da voz antes de cantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário sobre Como cuidar da voz antes de cantar

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar da voz antes de cantar
1 de 7
Como cuidar da voz antes de cantar

Voltar ao topo da página