Aprender a cantar

Como saber se tenho boa voz para cantar

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se tenho boa voz para cantar

Falando por experiência própria nem sempre tive a voz mais bonita do mundo, em criança adorava colocar os discos da minha mãe e depois cantar por cima. Na verdade não fazia a mínima ideia se estava cantando bem ou mal, simplesmente gostava de o fazer e me divertia imenso. Quando cresci continuei a cantar e me diziam que tinha uma bonita voz. Mas como poderia eu saber, capacidade para cantar? Na continuação deste artigo do umComo vamos explicar como saber se tenho boa voz para cantar.

Também lhe pode interessar: Como afinar a voz para cantar bem

Índice

  1. Gravando a voz
  2. Coloque uma música
  3. Cantar Natural e Dentro do Registo
  4. Aumentando a pressão
  5. Aprendendo a treinar a voz
  6. Procurando ajuda profissional

Gravando a voz

Uma forma bastante simples e rápida de saber se temos uma boa voz para cantar é gravando. Pode ser diretamente no gravador, ou através de um microfone, sendo que esta última opção é melhor por causa da qualidade do áudio. Depois de gravarmos cantando basta ouvir a gravação e perceber, comparando com outros cantores se a voz é boa ou não. Além disso evita o nervosismo das pessoas olhando e a voz acaba saindo naturalmente.

Como saber se tenho boa voz para cantar - Gravando a voz

Coloque uma música

Pode gravar a sua voz em a capella (sem música) ou então com uma música de fundo. É importante que o faça com música porque assim é possível perceber mais facilmente as nossas falhas, em termos de respiração e desafinação. Por vezes acontece termos boa voz para cantar mas andarmos a falhar o tom da música e parecer que não estamos a cantar bem. É importante perceber que todos temos um registo vocal diferente e que os nossos ouvidos percebem de maneira diferente os sons, o melhor será confirmar se realmente consegue compreender as notas que são tocadas através de um teste auditivo.

Como saber se tenho boa voz para cantar - Coloque uma música

Cantar Natural e Dentro do Registo

Muito dificilmente teremos a capacidade vocal da Christina Aguilera ou do Adam Levine, por isso quando cantar use o seu registo vocal, escolha uma música onde se sente confortável e a sua garganta não doa ao final de 30 segundos. É importante saber os nossos limites. Cantar naturalmente sem "bailados" vocais. No início o melhor é cantar afinado e com sua voz normal.

Aumentando a pressão

Após termos treinado várias vezes gravando e ouvindo a nossa voz, com diferentes músicas, está na altura de aumentar a pressão e cantar com público. A princípio deve começar com poucas pessoas, a família ou os amigos. Pergunte para eles no final que sejam honestos e dêem a sua opinião sincera para que possa melhorar e corrigir alguns aspectos. Existem vícios nossos que não conseguimos detetar mas que as outras pessoas percebem. Esteja aberto a críticas construtivas e aprenda com elas. Se ficar nervoso não se preocupe, pode parar e começar de novo. Não está em nenhuma competição.

Como saber se tenho boa voz para cantar - Aumentando a pressão

Aprendendo a treinar a voz

Vá treinando a sua voz e procurando melhorar a sua capacidade de respiração. É das coisas mais importantes, apenas respirando bem vamos conseguir chegar a notas mais agudas ou mais graves e conseguir prolongá-las o tempo necessário, aproveite as pausas nas frases da música para respirar, neste caso as vírgulas são as suas amigas. Aprenda a aquecer a voz e a limpar a garganta antes de começar a cantar. Além disso deve ter alguns cuidados com a voz para que na altura em que seja preciso usá-la não quebre ou falhe. Com simples dicas e truques vai começar a notar melhorias na sua capacidade vocal.

Como saber se tenho boa voz para cantar - Aprendendo a treinar a voz

Procurando ajuda profissional

Se acha que tem boa voz para cantar mas precisa melhorar, ou simplesmente gosta imenso de cantar mas acredita que não tem grande jeito, talvez esteja na altura de procurar ajuda profissional. Porque não começar a ter aulas de canto, o professor irá avaliar qual a forma mais adequada de ajudar, os melhores exercícios para desenvolver a sua voz. Depois com trabalho e paciência começará a ver resultados. Aproveite e entre também para um grupo coral. Irá melhorar consideravelmente a sua percepção auditiva e também a sua capacidade de afinação. Além disso eles irão ajudar a perceber se tem boa voz para cantar e formas de melhorar.

Como saber se tenho boa voz para cantar - Procurando ajuda profissional

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho boa voz para cantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rafaela V
Tenho uma voz, simplesmente agradável, mas o problema é que eu não sei porque sempre paro na música...
vanguartt
tenho a voz grave...mas não consigo definir qual o tipo!se puderem me ajudar fico grato!!!
1 de 6
Como saber se tenho boa voz para cantar