Aprender a cantar

Como aprender a cantar

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 15 junho 2023
Como aprender a cantar

Como bem disse o escritor Caio Fernando Abreu, “continuo a pensar que quando tudo parece sem saída, sempre se pode cantar”. Para muitos, cantar é mais que um hobby ou uma profissão é uma atividade que transforma e transporta a pessoa para um outro estado de espírito. Carmen Miranda também avisava: “quem canta, seus males espanta”.

O ato de cantar pode ter um papel terapêutico relevante. Além de proporcionar alegria, bem-estar e prazer, cantar pode ser um instrumento de conexão consigo mesmo. Quem nunca cantou, mesmo que sozinho, uma música para levantar o astral ou para ritmar uma atividade que está desempenhando?

Muitas pessoas nascem com o dom natural para o canto, outras têm talento para música e desenvolvem habilidades de canto. Mas e quem nunca aprendeu e até se acha desafinado? Neste artigo do umCOMO te ensinaremos como aprender a cantar.

Também lhe pode interessar: Como cantar bem e afinado

Índice

  1. Cantar é dom ou talento?
  2. É possível aprender a cantar?
  3. Exercícios de aquecimento vocal
  4. Aplicativos para aprender a cantar

Cantar é dom ou talento?

Muitas pessoas têm uma percepção musical muito aguçada e por isso podem ter maior facilidade em cantar. Por causa dessa habilidade, fala-se que tal pessoa tem o dom da boa voz e o talento para o canto.

O chamado talento natural normalmente é notado em pessoas que têm contato com o meio musical desde criança, ou que, por questões fisiológicas, conseguem maiores extensão vocal e afinação que favorecem uma voz mais melodiosa e agradável.

Mesmo que a pessoa não “nasça” com o “dom” do canto, ela pode desenvolver esse talento e vir a cantar muito bem. Segundo a PhD em música, Leigh Carriage, 98,5% da população mundial é capaz de aprender a cantar, basta praticar com perseverança e ter habilidade de autocorreção. Apenas 1,5% tem a chamada amusia congênita, peculiaridade que dificulta para a pessoa diferenciar as notas, tonalidades e até ritmos[1].

É possível aprender a cantar?

Não importa a sua idade, se você tem algum conhecimento musical, se tem algum tipo de facilidade, é possível aprender a cantar sozinho! Além de divertido, cantar é uma atividade que não necessariamente exige que você tenha um dom para poder aprender e se tornar um bom cantor. Basta praticar e se dedicar.

Seja para melhorar o canto debaixo do chuveiro, cantar no karaokê ou entrar para uma banda, confira as nossas dicas de como aprender a cantar sozinho.

Conheça o seu instrumento

A voz é seus instrumento no canto. Entender a sua fisiologia vocal[2], como funcionam as suas pregas vocais, é muito importante para quem está começando a cantar. Como todo músculo, você precisa treiná-lo antes de querer ter força e sustentação vocal.


Tenha cuidado com a sua voz

Beber bastante água, evitar gritar ou falar alto, dormir e se alimentar bem, evitando alimentos gordurosos e bebidas alcóolicas, são ações que ajudam a preservar a sua voz.


Faça aquecimentos

O aquecimento vocal é importantíssimo, pois pode evitar que você se machuque enquanto aprende. Ainda, ele permite que você melhore a sua habilidade e consiga estender a voz de maneira confortável. Logo mais neste artigo citaremos uma lista dos mais conhecidos exercícios para você preparar a sua voz.


Melhore a postura

Manter a coluna reta contribui para que o diafragma não fique pressionado e você consiga manter uma boa respiração e voz. “Ao cantar, afaste os pés, ajeite sua coluna e relaxe seus ombros para que o percurso de sua voz seja o melhor possível”[3]


Treine a sua respiração

Respirar corretamente é fundamental para soltar a voz. Mas não basta aquela respiração natural que fazemos automaticamente. Para o canto, devemos engajar mais o diafragma. Para respirar corretamente para o canto, você deve: abrir a boca e relaxar a glote; depois, começar a respirar como se o ar fosse mais pesado do que o normal; Em seguida, permitir que o oxigênio chegue ao fundo do seu diafragma[4].


Trabalhe a dicção, o ritmo e a extensão vocal

Melhore a pronúncia das palavras, a ressonância dos sons e a articulação da sua fala; Identifique a hora de começar, intermediar e terminar uma corrente vocal para cantar no ritmo da melodia; Treine a sua afinação para conseguir atingir as notas corretas e cantar na melodia certa.

Pratique vocalizes

Essa técnica nada mais é você cantar, acompanhada de um instrumento, diversas notas em sequência (como dó, ré, mi) utilizando algum fonema específico (má, mú, pá, pó, lá, por exemplo). Faça isso utilizando escalas musicais. Assim, você estará aprimorando a sua afinação e a sua precisão vocal[5]

Treine a velocidade

Utilize os vocalizes para treinar a agilidade com que você consegue evoluir de uma nota para outra com precisão. Comece devagar e aumente gradativamente a velocidade. Isso melhorará a flexibilidade da sua voz. Observe também a velocidade dos cantores das suas músicas preferidas e tente imitá-los. Isso ajudará no seu ritmo;

Aprimore a dinâmica vocal

Escolha um tom que é confortável para você, vá evoluindo até atingir um volume maior. Depois diminua até a sua voz voltar a ficar suave;

Use as suas músicas favoritas a seu favor

Usando fone de ouvido, coloque a música para tocar, ligue um gravador, e comece a cantar junto com ela. O volume da música deve ser ajustado de forma que você escute a sua voz à medida que vai escutando o que está tocando. Fique atento na sua respiração. Aproveite para articular bem as palavras e treinar a dicção.

Exercícios de aquecimento vocal

  • Boceja-suspiro: Inspire o ar como se estivesse bocejando e expire como se estivesse suspirando. Assim, você relaxa a sua voz e melhora o alcance;
  • Boca chiusa: Posicione a sua língua atrás dos dentes inferiores. De boca fechada, cantarole para cima e para baixo na escala maior. Opte pelos sons de “h” (como “huum”) que são menos desgastantes para a sua voz[6];
  • Canudo: Pegue um canudo e cantarole por ele, aumentando gradativamente o seu alcance. Cantarole as suas músicas favoritas pelo canudo. Você também pode coloca-lo em um copo com um pouco de água e ir soprando bolhas;
  • Vibração labial: Reproduza osom de um barco a motor, vibrando os seus lábios enquanto você sopra o ar pela boca e pelo nariz;
  • Vibração da língua: Enrole a sua língua e role os “Rs”, progredindo o seu alcance de baixo para cima.

Aplicativos para aprender a cantar

Além das técnicas vocais que te mostramos ao longo deste artigo, você encontra facilmente aplicativos para te ajudar a aprender a cantar. Selecionamos alguns como exemplo:

  • O curso Além da Voz, da plataforma Aula Canto, traz diversas aulas de canto em português[7];
  • O CifraClub é uma plataforma do YouTube que disponibiliza cursos de canto bem didáticos e gratuitos desde o nível iniciante[8];
  • O aplicativo Treniamento de Voz, permite que você verifique a sua afinação enquanto canta;
  • Já o Smule é para aqueles mais confiantes e que querem se arriscar mais e sair cantando. O aplicativo conta com uma playlist de mais de 10.000 músicas para você acompanhar a letra e cantar junto;
  • O Sing Sharp é bem completo e traz diversas funcionalidades para você aprimorar o seu canto. Nele você consegue desde mensurar a sua extensão vocal até encontrar músicas para cantar junto. Ele também traz exercícios de aquecimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a cantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Referências
  1. CANTAR É UM DOM OU TODO MUNDO PODE CANTAR. Disponível em: <https://belas.art.br/cantar-e-um-dom-ou-todo-mundo-pode-cantar#:~:text=Cantar%20%C3%A9%20um%20dom%3F,voc%C3%AA%20pode%20aprender%20a%20cantar/>. Acesso em 07/06/2023.
  2. COMO APRENDER A CANTAR DO ZERO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QaUKhJv6IcI/>. Acesso em 07/06/2023.
  3. COMO APRENDER A CANTAR. Disponível em: <https://www.jivochat.com.br/blog/reviews/cursos/como-aprender-a-cantar.html/>. Acesso em 07/06/2023.
  4. APRENDER A CANTAR DO ZERO. Disponível em:<https://cursosdecanto.com.br/aprender-a-cantar-do-zero/>. Acesso em 07/06/2023.
  5. AULA DE CANTO: COMO CANTAR BEM. Disponível em: <https://www.descomplicandoamusica.com/aula-de-canto-como-cantar-bem-dicas/>. Acesso em 07/06/2023.
  6. 9 MELHORES AQUECIMENTOS VOCAIS PARA CANTORES. Disponível em: <https://www.schoolofrock.com.br/recursos/canto/9-melhores-aquecimentos-vocais-para-cantores/>. Acesso em 07/06/2023.
  7. OS 5 MELHORES APLICATIVOS PARA CANTAR. Disponível em: <https://paulabressann.com.br/wordpress/blog/os-5-melhores-aplicativos-para-cantar/>. Acesso em 07/06/2023.
  8. COMO APRENDER A CANTAR ONLINE: APPS E SITES GRATUITOS. Disponível em: <https://canaltech.com.br/internet/como-aprender-a-cantar-online-apps-e-sites-gratuitos/>. Acesso em 07/06/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como aprender a cantar