Aprender a cantar

Como cantar bem e afinado

Como cantar bem e afinado
Imagem: skillspong.com

Todo o mundo gosta de cantar, por isso que os programas de televisão e concursos de música são tão populares. Cantar é uma atividade que nos torna mais bem-dispostos e nos proporciona bons momentos, no entanto cantar para outras pessoas nem sempre se revela uma boa experiência porque, regra geral, muitos de nós não sabemos cantar. Ao contrário do que se pensa, ninguém nasce sabendo cantar bem, é uma capacidade que se adquire com mais facilidade ou com menos dependendo das pessoas e do seu timbre de voz. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como cantar bem e afinado.

Também lhe pode interessar: Como afinar a voz para cantar bem
Passos a seguir:
1

Para cantar bem e afinado é necessário conhecer bem os vocalizes, pois são eles que nos indicam as notas que devemos cantar, de forma a não sair do tom. Estude música e familiarize-se com alguns instrumentos de forma a facilitar esta etapa.

2

De forma a manter as cordas vocais bem hidratadas e conseguir cantar no tom certo, beba muita água. Cantores, atores, professores e outros profissionais que esforçam muito sua voz sabem que essa é uma regra de ouro, ou arriscam-se a danificar suas cordas vocais e perder a voz.

Como cantar bem e afinado - Passo 2
Imagem: adriananutricionista.com.br
3

Antes de começar a cantar, deve também preparar a voz produzindo vários sons graves e agudos. Isso irá fazer com que suas cordas vocais aqueçam e se preparem para o exercício de canto.

4

Outro aspeto muito importante a ter em conta é a respiração. Treinar a respiração irá permitir-lhe manter uma nota musical por mais tempo sem perder as forças nem a qualidade do canto. A respiração deve ser feita a partir da zona abdominal ou diafragmática. Ou seja, quando você respira, deve "encher a barriga de ar" e não o peito. A melhor forma de treinar isso é fazendo exercícios de respiração deitado.

Como cantar bem e afinado - Passo 4
Imagem: ncsdobrasil.com
5

Enquanto estiver cantando, será útil se pedir a opinião a alguém ou gravar a sua voz. Esse truque permitirá que, depois do canto, você se possa ouvir e perceber como soa a sua voz cantando. Avalie o som e pratique os aspetos que ainda não estão aperfeiçoados, como a afinação ou ritmo.

6

Um dos erros mais comuns de quem canta sem formação é esforçar demasiado a garganta durante o canto. Existem técnicas para cantar de forma afinada sem ser "pela garganta", ou seja, sem colocar tensão nela. Essas técnicas são complexas, estão relacionadas com a respiração e a melhor forma de as aprender será com a ajuda de um professor de canto.

Como cantar bem e afinado - Passo 6
Imagem: corposaun.com
7

Para cantar bem, você terá também de descobrir o tom no qual se sente mais confortável: com os graves ou com os agudos? Isso está relacionado com o nosso timbre de voz, por isso é normal que não consiga cantar bem as músicas mais agudas ou as mais graves, é porque simplesmente sua voz não permite.

8

Para descobrir se seu timbre é mais grave ou agudo será necessário ter alguns conhecimentos prévios de educação musical. Cante músicas de vários artistas e descubra quais são mais mais fáceis para si e quais consegue cantar na totalidade sem sentir que lhe está faltando a voz ou que não consegue atingir determinado tom. Pode fazer isso num karaokê ou recorrendo a jogos de consola que permitam cantar vários temas.

Como cantar bem e afinado - Passo 8
Imagem: bourboncowboy.com
9

Enquanto cantar, deve projetar sua voz, de forma a que ela saia clara, limpa e possa mostrar todo o seu potencial. Isso não significa gritar, pelo que deverá aprender primeiro como colocar a voz.

10

Estas são algumas noções de como cantar bem e afinado, porque o exercício de cantar é algo complexo, que demora muito tempo, por vezes anos, e depende muito da prática. De forma a aprender a cantar aconselhamos que recorra a um professor, pois ele é a pessoa indicada para o orientar, ou assistir a vídeos no youtube que ensinam como aprender a cantar sozinho.

Como cantar bem e afinado - Passo 10
Imagem: inglescommusica.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cantar bem e afinado, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
47 comentários
Elisabete Salomé
eu gosto muito de cantar era meu sonho.
A sua avaliação:
melody
graças a vcs conseguir a cantar bem
melhorou muito!!!!!!!!!
Marcos
Ótimas dicas, canta bem e afinado depende de técnica vocal, muito bom!
A sua avaliação:
http://ensinandoacantar.com
Seu artigo foi espetacular! Dicas muito úteis para quem deseja realmente cantar bem e afinado.
Marcos
Ótimas Dicas! pra cantar bem e afinado usando as técnicas vocais. Essas dicas são ótimas.
A sua avaliação:
maria
tenho a voz mais pra grave, quando canto sinto que algumas notas fica anasalada, acho feio como corrigir
A sua avaliação:
yasmin
eu canto bem más só quero ser bem afinada
A sua avaliação:
gabriel
tenho uma voz muito grave, e quando tento cantar um refrão de uma musica aguda, eu não consigo atingir a voz do cantor,pq quando vou cantar o agudo eu só consigo por uns 4 segundos mas depois fica grave o que eu faço?
Joana
sei lá toma comprimidos
Mariana Lorrany
Eu ainda vou tenta mas eu acho que a ideia é ótima para eu aprende a canta
Eduarda Rosa Ferreira
Quais são os melhores exercícios para cantar muito mais melhor.
Paula Bressann
Acredito que cantar envolve mais do que técnica, envolve um encontro com sua essência. Falo sobre isso no meu livro Para Cantar de Verdade

Mas é claro que uma boa técnica é a base onde nos apoiamos para compartilhar nossos mais profundos sentimentos. :)
Maria Vitória
ola eu adorei as dincas eu quero ser uma catorra muito famosa
Sara Silva
Oi Maria! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte :)
sheldon
guomo eu poso canta mita ticas
Maria Vitória
ola meu nome e vitoria eu amo cantar so que acho minha foz muito ruim eu amo cantar eu vou muito na igreja eles me pedem pra mi cantar eu não tenho vergonhar mas eu me acho muito desafiada oque eu faço eu tava olhado um video e ela falava que tem que comer ovo
Marina
Oi pessoal meu maior sonho é ser uma cantora a minha voz é muito linda. E eu adorei essas dicas
eduarda
E verdade!
yasmim
Oi pessoal eu quero ser cantora e quero aprender de agora. eu tenho 11 anos e essas dicas me ajudarao muito melhorei minha voz e muito
vyctoriafelixsilvadocarmo
Oii pessoal eu sei cantar muito bem mesmo só que eu quero a minha voz melhor do que uma menina la da minha igreja ai9 eu quero que vcs me ajudem por favor eu emploro a vcs ai que estar vendo eu escrever beijos
jenifer rangel
meu sonho e ser cantora minha voz e linda des de quando eu tinha 5 aninhos hoje tenho dez anos e quero realizar meu sonho de ser cantora
melissa 2020
Minha voz e horrível só que esas dicas me ajudaram bastante
Sara Silva
Oi Melissa, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas!
Roseli Fernandes
Adiantou bastante minhas filhas cantar vão cantar no itaú power shopping elas vão ir pra uma audição também pra treinar
Sara Silva
Oi Roseli, que bom saber! Boa sorte para elas então!
Caroline Pacheco
Aí eu quero cantar bem afinado, quero ser cantora, só preciso afinar mais minha voz, vou gravar meu primeiro clipe
Imagem: skillspong.com
Imagem: adriananutricionista.com.br
Imagem: ncsdobrasil.com
Imagem: corposaun.com
Imagem: bourboncowboy.com
Imagem: inglescommusica.net
1 de 6
Como cantar bem e afinado