Partilhar

Como cantar bem e afinado

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cantar bem e afinado
Imagem: skillspong.com

Todo o mundo gosta de cantar, por isso que os programas de televisão e concursos de música são tão populares. Cantar é uma atividade que nos torna mais bem-dispostos e nos proporciona bons momentos, no entanto cantar para outras pessoas nem sempre se revela uma boa experiência porque, regra geral, muitos de nós não sabemos cantar. Ao contrário do que se pensa, ninguém nasce sabendo cantar bem, é uma capacidade que se adquire com mais facilidade ou com menos dependendo das pessoas e do seu timbre de voz. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como cantar bem e afinado.

Também lhe pode interessar: Como afinar a voz para cantar bem
Passos a seguir:
1

Para cantar bem e afinado é necessário conhecer bem os vocalizes, pois são eles que nos indicam as notas que devemos cantar, de forma a não sair do tom. Estude música e familiarize-se com alguns instrumentos de forma a facilitar esta etapa.

2

De forma a manter as cordas vocais bem hidratadas e conseguir cantar no tom certo, beba muita água. Cantores, atores, professores e outros profissionais que esforçam muito sua voz sabem que essa é uma regra de ouro, ou arriscam-se a danificar suas cordas vocais e perder a voz.

Como cantar bem e afinado - Passo 2
Imagem: adriananutricionista.com.br
3

Antes de começar a cantar, deve também preparar a voz produzindo vários sons graves e agudos. Isso irá fazer com que suas cordas vocais aqueçam e se preparem para o exercício de canto.

4

Outro aspeto muito importante a ter em conta é a respiração. Treinar a respiração irá permitir-lhe manter uma nota musical por mais tempo sem perder as forças nem a qualidade do canto. A respiração deve ser feita a partir da zona abdominal ou diafragmática. Ou seja, quando você respira, deve "encher a barriga de ar" e não o peito. A melhor forma de treinar isso é fazendo exercícios de respiração deitado.

Como cantar bem e afinado - Passo 4
Imagem: ncsdobrasil.com
5

Enquanto estiver cantando, será útil se pedir a opinião a alguém ou gravar a sua voz. Esse truque permitirá que, depois do canto, você se possa ouvir e perceber como soa a sua voz cantando. Avalie o som e pratique os aspetos que ainda não estão aperfeiçoados, como a afinação ou ritmo.

6

Um dos erros mais comuns de quem canta sem formação é esforçar demasiado a garganta durante o canto. Existem técnicas para cantar de forma afinada sem ser "pela garganta", ou seja, sem colocar tensão nela. Essas técnicas são complexas, estão relacionadas com a respiração e a melhor forma de as aprender será com a ajuda de um professor de canto.

Como cantar bem e afinado - Passo 6
Imagem: corposaun.com
7

Para cantar bem, você terá também de descobrir o tom no qual se sente mais confortável: com os graves ou com os agudos? Isso está relacionado com o nosso timbre de voz, por isso é normal que não consiga cantar bem as músicas mais agudas ou as mais graves, é porque simplesmente sua voz não permite.

8

Para descobrir se seu timbre é mais grave ou agudo será necessário ter alguns conhecimentos prévios de educação musical. Cante músicas de vários artistas e descubra quais são mais mais fáceis para si e quais consegue cantar na totalidade sem sentir que lhe está faltando a voz ou que não consegue atingir determinado tom. Pode fazer isso num karaokê ou recorrendo a jogos de consola que permitam cantar vários temas.

Como cantar bem e afinado - Passo 8
Imagem: bourboncowboy.com
9

Enquanto cantar, deve projetar sua voz, de forma a que ela saia clara, limpa e possa mostrar todo o seu potencial. Isso não significa gritar, pelo que deverá aprender primeiro como colocar a voz.

10

Estas são algumas noções de como cantar bem e afinado, porque o exercício de cantar é algo complexo, que demora muito tempo, por vezes anos, e depende muito da prática. De forma a aprender a cantar aconselhamos que recorra a um professor, pois ele é a pessoa indicada para o orientar, ou assistir a vídeos no youtube que ensinam como aprender a cantar sozinho.

Como cantar bem e afinado - Passo 10
Imagem: inglescommusica.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cantar bem e afinado, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário sobre Como cantar bem e afinado

46 comentários
Elisabete Salomé
eu gosto muito de cantar era meu sonho.
A sua avaliação:
melody
graças a vcs conseguir a cantar bem
melhorou muito!!!!!!!!!
Marcos
Ótimas dicas, canta bem e afinado depende de técnica vocal, muito bom!
A sua avaliação:
http://ensinandoacantar.com
Seu artigo foi espetacular! Dicas muito úteis para quem deseja realmente cantar bem e afinado.
Marcos
Ótimas Dicas! pra cantar bem e afinado usando as técnicas vocais. Essas dicas são ótimas.
A sua avaliação:
maria
tenho a voz mais pra grave, quando canto sinto que algumas notas fica anasalada, acho feio como corrigir
A sua avaliação:
yasmin
eu canto bem más só quero ser bem afinada
A sua avaliação:
gabriel
tenho uma voz muito grave, e quando tento cantar um refrão de uma musica aguda, eu não consigo atingir a voz do cantor,pq quando vou cantar o agudo eu só consigo por uns 4 segundos mas depois fica grave o que eu faço?
Mariana Lorrany
Eu ainda vou tenta mas eu acho que a ideia é ótima para eu aprende a canta
Eduarda Rosa Ferreira
Quais são os melhores exercícios para cantar muito mais melhor.

Como cantar bem e afinado
Imagem: skillspong.com
Imagem: adriananutricionista.com.br
Imagem: ncsdobrasil.com
Imagem: corposaun.com
Imagem: bourboncowboy.com
Imagem: inglescommusica.net
1 de 6
Como cantar bem e afinado

Voltar ao topo da página