Partilhar

Como afinar a voz para cantar bem

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como afinar a voz para cantar bem

Como posso cantar bem? Qual é o truque? Por que sinto que tenho uma boa voz mas não soa afinada quando canto? Cantar pode ser fácil para pessoas que nasceram com um dom, mas também existem pessoas que têm muito potencial em sua voz, porém precisam aprender a usá-la para tirar o máximo partido dela. Em ambos os casos, é importante lembrar que cantar afinado é fundamental se quiser que sua voz soe bem para os seus ouvidos e os de qualquer um. Existem vozes com um timbre mais característico do que outras, vozes mais graves ou agudas, com um toque mas rouco ou muito doces. Seja qual for a sua voz, em umComo vamos explicar alguns conselhos sobre como afinar a voz para cantar bem.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da voz antes de cantar
Passos a seguir:
1

É fundamental conhecer a sua voz. Queremos dizer que deve saber com que tipos de música se sente mais cômodo ao cantar. Isto é importante no começo, pois se começarmos a cantar as músicas que gostamos e notarmos que a nossa voz se adapta ao tom e soa bem, é muito provável que tenha um indicativo de onde a sua voz se sente cômoda ao cantar. Mais para a frente poderá experimentar outros registros e explorar a sua voz, experimentando tons que requeiram mais prática e treinamento. Por isso, pense em algum artista ou em alguma música, imagine se pode cantá-la sem fazer um excesso de esforço com sua voz e preste atenção às nuances que mais caracterizam a sua voz para potenciá-los e dar personalidade.

Como afinar a voz para cantar bem - Passo 1
2

Descubra quais tons consegue atingir para conhecer a sua faixa de voz. Este procedimento é muito simples se tiver um piano ou se souber tocar o violão. Comece tocando a escala: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si... e assim sucessivamente, subindo cada vez mais o tom. Repita cada nota com a sua voz e preste atenção até qual pode atingir e a partir de qual sua voz começa a soar desafinada. Este é um excelente exercício que pode realizar para melhorar sua afinação. Certifique-se de que sua voz soa no mesmo tom que a nota. Se sentir, quando canta junto com a nota em que se encontra, que os dois sons não encaixam, é porque está desafinado. Isso também ajudará você a ser capaz de cantar por cima de um instrumento quando cantar qualquer música sem uma voz gravada por cima, permitindo a você cantar no tom adequado. Não desespere, no começo pode ser um pouco mais difícil, mas trata-se apenas de ir treinando a voz.

Como afinar a voz para cantar bem - Passo 2
3

Outro elemento fundamental para cantar bem é a respiração. Cantar não é possível sem o uso adequado do ar em nossos pulmões. Se quando estivermos cantando não administrarmos o ar corretamente, não poderemos finalizar as frases ou a falta de ar provocará uma desafinação. Devemos relaxar os ombros e não levantar o peito. Pegar o ar pelo nariz e soltar pela boca enquanto cantamos. Podemos realizar algum exercício como: pegar ar pelo nariz enchendo o nosso diafragma de ar. O diafragma é um músculo que se encontra entre o peito e o abdômen, por isso deverá sentir como se enche à medida que inala o ar. Posteriormente, exale o ar lentamente pela boca pronunciando a letra "s". O objetivo deste exercício é que aprenda a respirar durante o canto. Lembre-se apenas de inalar pelo nariz e aprender a usar este ar enquanto canta. Algumas músicas exigirão uma maior capacidade de respiração, pois deverá usar mais ar para cantar em alguns momentos ou, pelo contrário, algumas músicas exigirão que vá soltando o ar mais lentamente para produzir sons mais baixos.

Como afinar a voz para cantar bem - Passo 3
4

Quando souber quais tons atinge com a sua voz, qual é o registro em que se sente mais cômodo e souber ter em consideração a sua respiração, grave-se. Este passo é muito simples de executar porque com certeza deve ter um gravador ou um celular à mão. Se souber tocar violão ou piano, reproduza uma música e cante enquanto grava. Depois, escute-a. Preste atenção nas virtudes e nos pontos mais fracos detectados em sua voz, em quais partes soa melhor e em quais precisa praticar mais. Melhore os aspectos que considerar necessários. Grave-se e volte a se gravar. Escutar-se é muito importante para saber como a sua voz soa realmente e como os outros escutam você. Poderá detectar em que partes desafina e afinar para cantar bem e ir melhorando.

5

Não ficar nervoso é difícil, mas requer prática. Se o seu objetivo é tocar em público, habitue-se. Quando estamos nervosos contraímos os músculos e é muito provável que acabemos desafinando. Se tivermos praticado os passos anteriores, devemos confiar em nós mesmos. Isso não é nenhuma garantia para evitar o nervosismo mas ajuda de forma decisiva. Pode começar cantando à frente de um amigo de confiança ou um membro da sua família e pouco a pouco ir ampliando a sua audiência. Verá como ao terminar de cantar na frente de outras pessoas se sente mais confiante. No entanto, não tenha pressa para ganhar esta confiança.

Como afinar a voz para cantar bem - Passo 5
6

Seja paciente. Nem todo o mundo tem facilidade para cantar e tem pessoas que podem precisar de mais tempo. Dedique um pouco de tempo para cantar diariamente, aprenda músicas novas e coloque em prática os conselhos anteriores sobre como afinar a sua voz para cantar bem. Pouco a pouco conhecerá a sua voz e saberá potenciá-la, ganhando confiança em si. Além disso, lembre-se que é muito importante saber como cuidar da voz antes de cantar, por isso não deixe de conferir as nossas dicas.

Como afinar a voz para cantar bem - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como afinar a voz para cantar bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário sobre Como afinar a voz para cantar bem

O que lhe pareceu o artigo?

Como afinar a voz para cantar bem
1 de 6
Como afinar a voz para cantar bem

Voltar ao topo da página