Partilhar
Partilhar em:

Como engrossar a voz

Passo a Passo
 
Como engrossar a voz

Voz grossa, para muitos, é sinal de maturidade e virilidade, o que nem sempre se aplica. Ainda assim, muita gente passou da puberdade, percebeu que a voz não ficou grave como gostaria e não se sente a vontade da maneira como soa ao falar. Alguns cuidados e práticas podem ajudar com que a voz soe de uma maneira menos aguda e mais intensa. Para te ajudar, o um como buscou informações e te ensina como engrossar a voz.

Também lhe pode interessar: Como fazer para a voz ficar grossa
Passos a seguir:
1

Se o seu desejo é engrossar a voz, a maneira mais indicada e eficaz é que você procure um especialista no assunto. Fonoaudiólogos são profissionais indicados que podem te passar um treinamento vocal e ainda avaliar se o seu caso é possível de ser resolvido apenas com a prática de exercícios para a voz ou uma possível intervenção cirúrgica.

2

Algumas práticas e exercícios são alternativas para engrossar a voz sem o acompanhamento de um fonoaudiólogo. Elas exigem disciplina e concentração e tratam de moldar a voz ao invés de machucar as cordas vocais. Portanto, seja paciente com os exercícios e nem pense em usar técnicas como forçar a rouquidão ou fumar cigarros com o intuito de alterar a voz. Não são nada saudáveis e podem trazer danos irreversíveis.

3

A maneira que você respira é um dos maiores determinantes na hora de engrossar a voz. Preste atenção na sua respiração. Tente controlar a maneira que o ar sai a partir do espaço que fica atrás e em volta do nariz. Pronuncie diferentes notas e veja como a voz muda a medida em que você vai controlando essa troca de ar.

4

Ao respirar, sinta todo o seu corpo e diferencie o esforço que é feito com o pulmão do diafragma. Tente então respirar com o diafragma ao falar e repare como a sua voz já sai mais grave.

5

Quando for soltar uma frase ou uma palavra, ao invés de usar a garganta como primeira fonte de esforço, use o abdome.

6

A postura é outro fator simples e que pode fazer muita diferença na hora de engrossar a voz. Coluna ereta e queixo posicionado para frente fazem com que a projeção da voz seja mais alta, o que exige menos esforço e te livra do agudo muitas vezes usado como recurso para falar mais alto.

7

Falar devagar também te ajuda a controlar a respiração para engrossar a voz. Dessa forma, enquanto você fala consegue pensar na maneira correta de respirar e pronunciar as palavras. Além da sua voz soar mais grave dessa maneira, também passa uma sensação de segurança e confiança ao ouvinte.

8

Para incrementar as técnicas de engrossar a voz à sua rotina, comece usando tons graves apenas no final das frases, pouco a pouco. Assim as pessoas vão se acostumando com essa sua mudança. Pode soar muito estranho começar a falar com a voz grossa de um dia para o outro.

9

Tenha disciplina, pratique todos os dias. Pronuncie notas e palavras diferentes reparando na sua respiração e na sua musculatura. Essa é a melhor maneira de conhecer o seu corpo e saber qual é a maneira correta de usar seus músculos a favor de uma voz mais grave.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como engrossar a voz, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Esse artigo se aplica a pessoas que já passaram pela fase da puberdade. Antes disso não é possível saber como sua voz ficará definitivamente.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como engrossar a voz

Como engrossar a voz
1 de 3
Como engrossar a voz