Técnicas de retoque com Photoshop

Como editar as suas fotos profissionalmente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como editar as suas fotos profissionalmente

Os fotógrafos profissionais têm um sistema para a manipulação e edição de todas as fotos que tiram. Este sistema denomina-se Workflow, e é uma necessidade para a edição de imagens grandes. Alguns fotógrafos profissionais podem ter 50 passos de edição, outros só alguns, mas existem certos passos comuns em quase todos eles. Cortar, correção de cor, balanço de brancos, nitidez e a organização são todos os elementos adequados ao fluxo de trabalho. Em umComo explicamos-lhe com mais detalhe como editar as suas fotos profissionalmente.

Vai precisar de:
  • Fotografia digital
  • Programa de edição de imagens como o Adobe Photoshop
Também lhe pode interessar: Como fazer montagens de fotos
Passos a seguir:
1

Organize suas imagens. Isto poderia ser tão simples como manter todas elas em uma pasta grande, ou tão complexo como classificar por tema, data, e pela cor, em geral. É difícil encontrar a imagem que você precisa quando não há um sistema que separe de todas as fotos similares tiradas no mesmo dia, a indicada.

2

Elimine as imagens que não utilizará. Não perca tempo corrigindo imagens pobres através do fluxo de trabalho. Escolha as melhores.

3

Recorte e ajuste o enquadramento da foto. Tire elementos de distração do fundo e aproxime o tema. Muitos fotógrafos preferem cortar ao tirar a foto, mas nem todas as fotos podem ser perfeitas.

4

Corrija as cores. Qualquer fonte de luz dá cor a uma foto, o que se chama de "temperatura de cor". Algumas câmeras filtram-se automaticamente com o ajuste de balanço de brancos, mas algumas imagens ainda precisam de ajustes. No Photoshop, o melhor sítio para eliminar tonalidades de cor, você encontrará a solução no menu da imagem em Ajustes. Este menu mostra uma grande variedade de imagens que podem ser utilizadas para obter um melhor aspecto. Outros programas devem contar com uma ferramenta similar.

5

Utilize a ferramenta "Níveis" para tornar suas imagens vívidas. Quando uma câmera grava uma imagem digital, tem de adivinhar certas coisas. Por exemplo, uma beirada afiada entre duas cores ficará desfocada ou turva, já que a câmera não poderia decidir que cor aplicar. O controle dos níveis (ou o controle das curvas mais avançadas) ajudará a eliminar essa imagem turva. Se a imagem precisar de mais ou menos cor, o controle da saturação será muito útil.

6

O passo final para qualquer foto é a "Máscara de enfoque". A "Máscara de enfoque" encontra qualquer linha de beirada na imagem e faz com que fique mais nítida. Tenha cuidado para não aguçar demais ou executar o filtro "Máscara de enfoque" várias vezes, já que você pode arruinar uma foto rapidamente.

7

Faça uma cópia de segurança de sua foto editada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como editar as suas fotos profissionalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como editar as suas fotos profissionalmente