Atividades para crianças

Como ensinar uma criança a usar a tesoura

Como ensinar uma criança a usar a tesoura
Imagem: littledues.com

As crianças precisam de tempo para aprender a usar a tesoura antes de usá-la corretamente. Não podemos negar que aprender a usar a tesoura é uma tarefa que requer tempo e paciência. Mas para que a tarefa seja mais fácil, existem várias atividades para que os pequenos possam desenvolver os músculos das mãos. Em umComo contamos a você como ensinar uma criança a usar a tesoura de uma forma divertida.

Vai precisar de:

  • Tesoura de plástico e sem lâmina
  • Cartolina
  • Folhas
  • Plasticina

Passos a seguir:

1

Para começar a tarefa podemos pegar em revistas antigas e cartolinas para fazer pequenas técnicas manuais em casa. As crianças podem começar a recortar a partir dos três anos de idade, que é quando começam a adquirir as habilidades manuais e sentem a tentação de recortar. Uma tesoura sem ponta, de plástico e adaptada às mãos da criança é a mais adequada para se iniciar nesta atividade.

Como ensinar uma criança a usar a tesoura - Passo 1
Imagem: stoksdidactic.com
2

É preciso lembrar que a aprendizagem é um processo que não acontece da noite para o dia. O treinamento pode começar com seu filho rasgando com os dedos alguns pedaços de papel grandes, fazendo eles menores.

3

Com a tesoura de plástico você pode ir cortando papelão fino e papel e também plasticina. Para iniciar as crianças você pode usar plasticina para fazer um corte no meio. Assim poderão começar a usar a tesoura da forma correta e com o tempo cortarão em linha reta e fazendo figuras.

4

Depois de aprender a cortar a plasticina, passe à cartolina ou papelão para ensinar a usar a tesoura. Assim seguirá aumentando as habilidades para que a criança chegue a ser uma cortadora experiente.

5

Quando ela já souber fazer os cortes básicos, faça alguns desenhos na cartolina em forma de triângulos, círculos ou bonecos, assim a criança poderá recortar.

6

O passo final para que a criança aprenda a cortar é usar uma folha normal e desenhar uma linha reta para que possa segurar a tesoura sem sair desta linha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar uma criança a usar a tesoura, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Deve ter cuidado para evitar possíveis acidentes. Além disso, as crianças devem ser vigiadas o tempo todo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ANA LUCIA DA SILVA
Como segurar corretamente a tesoura?
Imagem: littledues.com
Imagem: stoksdidactic.com
1 de 2
Como ensinar uma criança a usar a tesoura