Gesso

Como fazer gesso

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer gesso

O gesso é um material usado em áreas muito diferentes como medicina, construção, belas artes, modelagem e artes manuais. É fácil encontrá-lo à venda em diferentes versões, como em bandagens ou em pó, que é a mais comum. Se comprou este último tipo, precisará saber como fazer gesso para aproveitar ao máximo este material, tão maleável e surpreendente.

Vai precisar de:
  • Água
  • Gesso em pó
  • Bacia
  • Garrafa de plástico ou bola de borracha
Também lhe pode interessar: Como fazer giz colorido
Passos a seguir:
1

Fabrique apenas o gesso necessário. Não é o mesmo fazer gesso para construir o molde de uma escultura que para fazer um pequeno retoque em uma maquete. Escolha uma bacia grande ou um copinho de plástico pequeno em função de sua necessidade.

2

O gesso rende. Não faça pouco, pois o tempo de secagem é muito breve e você vai se enrolar se tiver que fazer mais na última hora. É melhor fazer um pouco mais do que o necessário mas sem exagerar, pois após misturado não pode ser guardado e iria direto para o lixo.

3

Escolha a bacia apropriada que você não se importe de perder. Após seco, o gesso é muito difícil de limpar. Não use a louça da sua casa. Se não vai fazer gesso com muita frequência pode cortar a base de uma garrafa de plástico e jogar fora quando terminar.

4

Se vai fazer gesso com frequência, o melhor é usar como recipiente meia bola de plástico cortada ao meio. Esta é a melhor opção porque a borracha permite retirar facilmente o gesso seco que possa ficar grudado, e como não tem arestas não deixará restos acumulados nos cantos e a limpeza será mais fácil.

5

Coloque um pouquinho de água no recipiente. Preste atenção porque não poderá colocar mais depois, mas ao mesmo tempo não exagere ou terá que colocar muita quantidade de gesso até conseguir a espessura desejada.

6

Pegue o gesso com a mão e comece a polvilhar sobre a água. Mexendo a mão no ar em sentido circular, vá cobrindo toda a superfície da bacia. Continue adicionando gesso enquanto ele continuar afundando, até ver que se formam pequenas "ilhas" na superfície.

7

Mexa a bacia para que o gesso continue caindo. Adicione um pouco mais de gesso nas áreas onde ainda tiver água ao invés de ilhas. Você verá que a mistura adquire um aspecto mais consistente.

8

Já pode colocar a mão e misturar. Algumas pessoas usam luvas, mas você pode misturar com a mão sem problema. Mexa em sentido circular, como se batesse a mistura. Pouco a pouco, a massa deve adquirir uma textura similar à do iogurte.

9

Evite os grumos desfazendo-os com os dedos e agite a bacia para liberar possíveis bolhas de ar.

10

Se estiver muito líquido não tem problema, espere alguns minutos. Se ao contrário, a mistura é tão espessa que está difícil de mexer, se apresse ou terá que repetir tudo de novo!

11

Se tiver conseguido uma mistura da forma adequada o gesso poderá ser usado nos próximos 20 minutos. Esse é o tempo que você tem para trabalhar com ele de forma cômoda.

12

Chegará uma hora em que o gesso não secará mais de forma progressiva, mudando sua natureza de forma repentina. Por isso você precisa ser rápido, organizado e ter todo o material à mão para ter tempo para tudo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gesso, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Limpe a bacia enquanto o gesso estiver líquido para que não seja super difícil de tirar depois. Se fizer isso quando já estiver espesso ou seco, não jogue os restos pelo ralo ou poderia entupí-lo!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer gesso