Outras Ferramentas e produtos para fazer arte

Como colar plástico

Como colar plástico

Colar plástico pode ser uma verdadeira dor de cabeça, uma vez que é necessário levar em conta um grande número de elementos antes de começar a consertar qualquer objeto em nossa casa ou escritório, ou antes de iniciar qualquer trabalho: o tipo de objeto que queremos colar, a cola necessária para a ocasião, etc.

Como você deve saber, no mercado existem diferentes tipos de plásticos e colas que podem ser úteis para fixar objetos ou decorar certos espaços (cola para plastico polietileno, cola para plástico flexível...) , o que pode ser um pouco confuso para muitas pessoas. Então, no umCOMO, explicamos como colar plástico passo a passo, de maneira rápida e fácil. Escolha a cola apropriada, conforme o caso, e siga as instruções rigorosamente. Vamos começar!

Também lhe pode interessar: Como fazer giz colorido

Índice

  1. Cola para plastico flexível
  2. Como colar plástico duro
  3. Como colar plástico ABS

Cola para plastico flexível

Se você quer colar plástico quebrado, a primeira coisa a ter em mente antes de colar qualquer tipo de plástico é a cola que será necessário utilizar. Se for plástico flexível, o cimento solvente é uma ótima opção, pois oferecerá os resultados mais satisfatórios. A cola UV (luz ultravioleta) também é uma alternativa, pois serve para unir plásticos de PVC, rígidos e flexíveis. A cola de ciano acrilato, por seu lado, também é muito útil, uma vez que é instantânea.

Como colar plástico flexível (polietileno)

Para colar plástico flexível, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Limpe o pó, gordura e impurezas das superfícies que você vai colar. Faça isso com uma toalha seca.
  2. Leia cuidadosamente as instruções de uso da cola, para se assegurar de não cometer nenhum erro ao aplicar o produto.
  3. Em geral, o que você deve ter em mente é que terá que utilizar uma quantidade uniforme de cola sobre as superfícies que serão coladas.
  4. Deixe secar a cola durante cinco minutos.
  5. Junte as superfícies, aplicando pressão sobre elas durante aproximadamente um minuto. Evite aplicar força excessiva, pois a cola para plástico polietileno pode sair pelas laterais.

Obs: com estas instruções, você poderá colar o plástico flexível sem problemas, seja qual for seu tipo. Em seguida, vamos ver como trabalhar com outros tipos comuns de plástico em casa e no trabalho.

Leitura complementar: Como fazer plástico em casa

Como colar plástico - Cola para plastico flexível

Como colar plástico duro

Soldando o plástico, você poderá consertar quebras em objetos pessoais e móveis domésticos, evitando gastos desnecessários. Além disso, esse tipo de plástico é muito comum em brinquedos e outros artesanatos, por isso você poderá usar esses passos sempre que quiser consertar esse tipo de objeto. Para soldar plástico rígido, o mais recomendável é utilizar um soldador de ar quente. Siga os passos abaixo para realizar a soldagem com precaução e eficiência:

  1. Certifique-se de utilizar plásticos do mesmo tipo. Você pode verificar qual é o tipo de plástico que está utilizando vendo as iniciais em sua superfície.
  2. Consiga um bocal apropriado; pode ser circular ou triangular.
  3. Pre-aqueça o soldador de acordo com as especificações do fabricante. Em geral, o processo costuma durar uns 20 minutos.
  4. Lave com água e sabão as superfícies que serão soldadas. Depois, seque com um pano.
  5. Lixe as superfícies que serão soldadas até eliminar a camada de plástico. Isso permitirá abrir os poros da superfícies e melhorar a aderência.
  6. Junte as superfícies que serão soldadas.
  7. Introduza a haste de solda no bocal e, em seguida, deslize com média velocidade a ponta do soldador pelas superfícies que serão unidas.
  8. Deixe esfriar a superfície e lixe novamente, para deixá-la suave ao tato.
  9. Lembre-se de utilizar luvas protetoras e inclinar o soldador a um angulo de 45 graus para obter os melhores resultados.

Seguindo esses passos, você terá uniões perfeitas e duradouras em plásticos rígidos. Agora, vamos ver como colar outros tipos de plástico comum, como o ABS.

Como colar plástico - Como colar plástico duro

Como colar plástico ABS

O plástico ABS (acrilonitrila butadieno estireno) se destaca por sua alta resistência a impactos violentos, razão pela qual é muito utilizado a nível industrial. Para colar esse tipo de plástico, as colas UV e de ciano acrilato são ideais, pois melhoram a durabilidade da aderência. Siga os passos abaixo para realizar o processo adequadamente:

  1. Limpe bem as superfícies antes de uni-las.
  2. Lixe levemente as superfícies, gerando nelas uma rugosidade para melhorar a aderência.
  3. Aplique a cola sobre as superfícies que serão coladas. Lembre-se de ler, previamente, suas instruções de uso. Se a superfície foi muito pequena, utilize uma agulha.
  4. Junte as peças com suavidade, e evite a formação de bolhas de ar, assim como o derramamento de cola pelas laterais.
  5. Mantenha as peças firmes e no lugar. Enquanto alguns adesivos são instantâneos, outros pode demorar até 24 horas para completar sua ação.

Como colar plástico ABS com acetona

Outra alternativa é colar o plástico ABS utilizando acetona pura. Se você quer utilizar essa opção, siga os passos que vamos te mostrar a seguir:

  1. Consiga um vidro de esmalte de unhas vazios.
  2. Encha a metade do vidro com acetona.
  3. Coloque pedacinhos de plástico ABS na acetona, enchendo 3/4 do vidro.
  4. Tape bem o vidro e agite com força durante segundos.
  5. Deixe a mistura repousar durante algumas horas, até se tornar uma composição uniforme.
  6. Aplique a mistura com um pincel sobre as superfícies que serão coladas.
  7. Junte as duas superfícies, exercendo pressão moderada sobre elas durante um minuto.

Se você se interessou por esse artigo sobre como colar plástico, pode ser que você se interesse por este outro artigo sobre como clarear o plástico, pois ter cuidado com seus objetos é fundamental para evitar quebras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colar plástico, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA TAVARES
Eu preciso colar EVA em pastas de polipropileno. Qual é a melhor cola para essa combinação.
A sua avaliação:
tadeu litwin
boa tarde. Preciso colar velcro no limpador de plástico ps ou nylon para aquário. Que cola posso usar? Obrigado, aguardo.
A sua avaliação:
Izael Henrique de Oliveira Moraes
tenho uma placa de plástico feita com tubos de pasta de dente, está placa é maciça com medidas de 1,10 mts. de largura x 2.20 de comprimento x 15 mm de espessura, preciso colar sobre esta placa inteira um laminado plástico (PET) de 0,4 mm de espessura, tem como me informar qual tipo de cola devo usar para unir o laminado na placa?
Izael Henrique de Oliveira Moraes
tenho uma placa de plástico feita com tubos de pasta de dente, está placa é maciça com medidas de 1,10 mts. de largura x 2.20 de comprimento x 15 mm de espessura, preciso colar sobre esta placa inteira um laminado plástico (PET) de 0,4 mm de espessura, tem como me informar qual tipo de cola devo usar para unir o laminado na placa?
1 de 3
Como colar plástico