Partilhar

Como se usam os sinais de pontuação

Como se usam os sinais de pontuação

Os sinais de pontuação são usados para dar sentido às frases e orações, funcionam para distinguir, delimitar, outorgar hierarquia a nível sintático e ajudar o leitor a determinar quais são as ideias principais e as secundárias dentro de um parágrafo. Sem eles, como já foi provado em diferentes ocasiões através de diversos textos, o entendimento do leitor seria dificultado, no entanto, muita gente não entende claramente como usá-los dentro de uma oração, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe como são usados os sinais de pontuação.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho talento para escrever

Ponto e parágrafo (.)

Este sinal de pontuação é usado para separar dois parágrafos que contêm ideias diferentes, representa o fim de uma ideia e o começo de outra nova, por exemplo: "Maria é uma garota muito gulosa, às vezes passa o dia todo comendo. Uma vez quando estávamos em sua casa..."

Ponto continuativo (.)

Usa-se dentro do mesmo parágrafo para separar dois enunciados diferentes que, no entanto, têm algum tipo de vínculo, por exemplo: "Maria comia em grandes quantidades, eu não podia parar de olhar para ela. A verdade é que senti um certo mal-estar."

A vírgula (,)

A vírgula funciona para assinalar pausas dentro da oração, mas conta com vários usos, o primeiro deles é para listar, por exemplo: "comprei uma camisa, uma calça e uns sapatos". Usa-se para esclarecimentos, apostos e ampliações, por exemplo: "Maria, minha sobrinha, adora comer" / "Adoro a cor vermelha, principalmente como fica com a minha pele". Além disso, é utilizada para dar explicações, por exemplo: "Terei que ir ao médico, porque estou com muita dor de estômago".

O ponto e vírgula (;)

Representa na oração uma pausa maior que a vírgula, mas menor que o ponto continuativo. Usa-se para separar elementos em uma enumeração quando há explicações complexas, por exemplo: "este é o plano, vocês irão primeiro, pela esquerda; nós iremos à direita; e o terceiro grupo pelo meio". Em geral o uso deste sinal é subjetivo, pois quase sempre pode ser substituído pelo ponto continuativo, por isso fica à escolha do escritor.

As aspas ""

Seu uso é simples, coloca-se para abrir e fechar citações, frases, palavras ou sentenças de caráter irônico, escritas em outro idioma ou para realizar algum tipo de indicação a respeito dessa palavra. Também podem ser encontradas nesta versão gráfica (« »)

Dois pontos (:)

Os dois pontos funcionam para fazer uma pausa e chamar a atenção do leitor a respeito do que se segue, que deve guardar relação com a oração que lhe antecede.

O parênteses ()

Usado para realizar algum tipo de esclarecimento ou introduzir um texto dentro de outro.

Exclamação (!) e Interrogação (?)

Como seus nomes indicam estes sinais são usados quando for preciso introduzir uma exclamação ou algum tipo de pergunta dentro da oração.

O hífen (-)

Usa-se para apostos dentro da oração, em substituição do parênteses ou para introduzir um diálogo dentro do texto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se usam os sinais de pontuação, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como se usam os sinais de pontuação

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Efraim
Muito boa a explicação! Só acho que deveriam ter colocado exemplos em todas as pontuações explicadas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Efraim! Muito obrigada pelo seu comentário e pela sugestão! Continue acompanhando a nossa página :)
Tom
Gostei muito, foi super esclarecedor, meu parabéns! O que parece ser mais fácil é o que vem me tirando mais a paz, que é como saber empregar corretamente o ponto continuativo... Espero ter aprendido depois dessa explicação! Irei recomendar o site para terceiros. \o
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Tom, ficamos muito contentes por termos conseguido ajudar :) Continue a acompanhar-nos e a partilhar o conteúdo ;)

Como se usam os sinais de pontuação
Como se usam os sinais de pontuação

Voltar ao topo da página