Flores secas

Como secar hortênsias

Como secar hortênsias

Umas das flores mais vistosas que podemos plantar em jardins e terraços são as hortênsias, de grande tamanho e numa infinidade de cores. Ainda que seja verdade que murcham logo e não podemos exibi-las durante todo o ano, mas isso não supõe um problema já que é possível secá-las e conservá-las em ótimas condições. Se quer saber os passos a seguir, não perca este artigo de umComo em que explicamos como secar hortênsias.

Também lhe pode interessar: Como fazer flores artificiais realistas

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, como não poderia ser de outra forma, será necessário dispor de hortênsias frescas para poder secá-las depois. Para isso, podemos optar por comprar um ramo destas flores ou cultivá-las nós mesmos em casa, por isso em umComo explicamos para você:

Como secar hortênsias - Passo 1
2

Além disso, recomenda-se cortar as hortênsias para secar ao chegar o final do verão, de preferência em um dia seco e quente após o meio dia. Não é bom fazê-lo enquanto a planta está em plena floração, mas deveremos optar por aquelas flores que estão começando a secar na própria planta.

3

Deverá cortar as hortênsias com o talo longo, o máximo que puder, e retirar as folhas. Também deverá separar uma por uma para facilitar a secagem das flores.

4

Um dos métodos tradicionais de secar hortênsias é pendurá-las de cabeça para baixo, por exemplo penduradas em um lugar seco e ventilado, bem como resguardadas do sol para evitar que descolorem.

Como secar hortênsias - Passo 4
Imagem: gangandthewool.com
5

Passadas cerca de três semanas, já poderá soltar as hortênsias e verificar que tenham secado completamente. Deste modo, já poderá colocá-las onde quiser para decorar a sua casa e conservar as hortênsias durante bem mais tempo.

6

Outra forma de secar as hortênsias é com água, pode parecer estranho mas vai ver como funciona. Deve começar por escolher as hortênsias que deseja secar, eliminando as pétalas desbotadas e cortando os caules das flores com o comprimento que pretende.

Agora escolhe um vaso ou recipiente onde deseje colocar as hortênsias e, encha de água até que metade dos caules fiquem submersos na água. Agora deverá colocar o vaso ou recipiente longe da luz direta do sol e não deverá adicionar mais água. Verá como as flores irão secar gradualmente à medida que a água evapora, este processo pode levar entre uma a duas semanas. Quando as hortênsias já tiverem secas, pode retirar e guardar em bolsa de plástico ou usar para decorar a sua casa colocando dentro de uma jarra ou outro recipiente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar hortênsias, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Andrea Adam
Teria alguma dica sobre como pintá-las(qual tinta, pincel etc...)?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Andrea. Este post sobre como tingir flores tem algumas dicas: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-tingir-flores-20806.html
Espero que ajude!
Imagem: gangandthewool.com
1 de 3
Como secar hortênsias