Partilhar

Como tingir flores

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tingir flores

Oferecer flores vermelhas é um clássico dos apaixonados, mas e se desta vez oferecesse uma flor tingida, como por exemplo um cravo azul celeste? Tingir rosas e cravos não é nada difícil, terá apenas que seguir as indicações que lhe vamos dar neste artigo e praticar várias vezes. Você pode tingir flores para oferecer a alguém ou simplesmente para usar na decoração da sua casa, criando um arranjo de flores super original e diferente. Quer saber como pode fazê-lo? Então continue lendo este artigo de umComo e saiba como tingir flores.

Também lhe pode interessar: Como prensar flores facilmente
Passos a seguir:
1

Existem duas técnicas as quais pode recorrer para tingir flores: uma é por absorção de água, outra é por coloração direta. De seguida, vamos explicar cada método separadamente. É sempre recomendável usar flores bem brancas, assim podem pegar uma boa cor.

2

Absorção de água:

Primeiro vai precisar de preparar em um copo de vidro limpo e bem seco uma solução de anilina vegetal (anilina em pó, natural e vegetal, como para tingir tecidos) e água (de preferência sem cloro ou água mineral).

É importante usar anilina vegetal ou tinta chinesa; caso contrário a flor não sobreviverá. A água deve estar com muito pouco cloro, por isso se tiver um filtro de cozinha pode usar a água proveniente dele (ou água mineral). Muitos usam água à temperatura ambiente, nunca fria, outros quase morna; é uma questão de experimentar qual resulta melhor.

Misture muito bem os dois componentes, leia a embalagem ou envelope da tinta. Geralmente coloca-se um pouco mais do recomendado, mas também depende da qualidade da tinta. Eu costumo colocar uma colher de sopa cheia para cada meio litro de água.

Vamos ao lado da planta com o copo. Com uma lâmina de gilete (de barbear ou navalha) fazemos um corte rápido e na diagonal do caule. Devemos cortar bem embaixo e deve ser longo. Logo após cortar, vamos colocar na água que preparamos.

Não deve arrancar as folhas e é importante que fique em algum lugar onde possa pegar um pouco de luz natural. Isso permitirá que a planta (ou flores tingidas) continuem fazendo a fotossíntese e absorvendo essa água com corante.

Após uns 2 ou 3 dias podem ser vistos os resultados. Tingir cravos é muito mais fácil, pois esta flor pega melhor a cor. Eu experimente com rosas também, mas os resultados não foram tão positivos. Se quiser tingir flores de uma cor (por exemplo, azul celeste) deve usar uma flor branca; nos cravos pode tingir até duas cores fazendo um processo similar (reabsorção ou divisão de caule).

3

Absorção direta:

Esta técnica é um pouco mais difícil de fazer e dá mais trabalho, mas conseguirá um bom resultado na mesma.

Para tingir flores com esta técnica, comece por preparar em um copo de água (ou lata de refrigerante sem tampa), duas colheres de sopa ou três de tinta chinesa. Deve misturar muito bem por uns 5 minutos. Esquente um pouco essa água até a uma temperatura um pouco superior à ambiente. Depois coloque o copo ao sol por um tempo ou perto do fogão (cuidado para não esquentar demais).

Vamos agora mergulhar a flor de cabeça para baixo ali, com o devido cuidado para que em seu caule não falte água (podemos colocar uma esponja vegetal com água em abundância ou até mesmo um papel higiênico com água em abundância e amarrar um pouquinho). Assim deveríamos deixar um dia inteiro (24 h) e ficará tingida.

Deve retirar com cuidado e deixar secar de cabeça para baixo. Sacuda suavemente e depois pendure. Agora que já sabe como tingir flores, divirta-se criando versões bonitas e originais das suas flores para decorar a sua casa de uma flor bem original ou, para surpreender com flores de cores diferentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tingir flores, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como tingir flores

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edna Aparecida Conceição Pantaleão
Estou interessada em saber sobre tintura de flores naturais, tem cursos.Quero Orientação.Aguardobjs
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Edna! Infelizmente não termos cursos não, apenas o artigo explicando o processo. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como tingir flores
Como tingir flores

Voltar ao topo da página