menu
Partilhar

Diferença entre rap e trap

 
Por Marina Corrêa, Editora. 5 julho 2022
Diferença entre rap e trap

Afinal, rap e trap são a mesma coisa? Sempre se ouviu muito falar do rap, surgido na década de 60, mas mais tarde e, no Brasil principalmente de uns anos para cá, o trap também tomou conta da conversas, dos streamings e dos eventos de quem curte este gênero musical. Não, trap e rap não são a mesma coisa e, hoje, neste artigo do umCOMO você vai aprender as características e história de ambos, além da diferença entre rap e trap.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop

Como surgiu o rap

Para entender a diferença entre rap e trap é preciso conhecer a história dos dois e suas características. Existem diferentes relatos que tratam sobre o início do rap. Por um lado dizem que na Jamaica, na década de 60, pessoas se reuniam para fazer festas ao ar livre e estes eventos contavam com equipamentos de som para amplificar o volume da música e também com líderes, como uma espécie de Mestre de Cerimônia, que comandavam a festa com um microfone e rimas em cima de uma base musical de reggae.

Com o tempo, essas apresentações passaram a ter um cunho mais político e social e as pessoas podiam, por meio da rima, demonstrar seus posicionamentos e até debatê-los (batalhas) usando este mesmo microfone, fosse à capela ou acompanhadas da base musical.

Algo que aconteceria 10 anos mais tarde, no Bronx, bairro de Nova Iorque, também é contado como a história do surgimento do rap. Em festas realizadas nos "blocos" deste bairro da Big Apple, os DJs começaram a isolar as quebras de percussão de funk, soul e músicas de discoteca e a ampliá-las.

Os MCs encarregados de apresentar os DJs e manter o público animado na festa falavam entre as músicas, brincando e geralmente interagindo com o público. Com o tempo, tornou-se comum que os MCs - ou rappers, como seriam conhecidos mais tarde - falassem e rimassem sobre e em sincronia com a música.

O que é o rap

Em poucas palavras, o rap é a poesia em cima do beat, de uma base musical. O rap é uma expressão verbal acompanhada de batidas sintetizadas e sons que evoluíram do hip-hop. As pessoas frequentemente categorizam erroneamente rap e hip-hop juntos por causa do estilo similar que estes gêneros compartilham, mas ao contrário do rap, o hip-hop não precisa de um verso. O rap requer um verso específico e de um discurso ritmizado.

Primeiro rapper a assinar com uma gravadora

Kurtis Blow foi o primeiro rapper a assinar com uma grande gravadora, o primeiro a ganhar um single de ouro certificado, e o primeiro a fazer uma turnê internacional. Abaixo você pode ouvir Christmas Rappin, primeiro single de Blow com a gravadora Mercury no ano de 1979. Será importante escutá-la para mais adiante poder comparar esta obra de rap com a de trap e identificar suas diferenças.

Se você quer começar neste gênero musical e não sabe como compor um rap, te explicamos neste outro artigo.

O que é o trap

Trap é um estilo de música que combina elementos do hip-hop, rap, música eletrônica, electro house e dubstep. O trap é definido pela batida tripla - também chamada de fluxo triplo -, na qual três batidas são tocadas no espaço que normalmente seria necessário para fazer duas batidas, dando ao trap um som mais rápido e agitado.

Como surgiu o trap

Assim como o rap tem a sua história, o trap também tem. Ele teve origem na parte sul dos Estados Unidos nos anos 90, especificamente em Atlanta, em Geórgia.

Ao longo dos anos, a música trap continuou a ganhar atenção e ter artistas destaques no gênero. Em meados dos anos 2010, passou para o mainstream com sucessos como a música Trap Queen de Fetty Wap (você também pode escutá-la logo aqui abaixo). Hoje, os artistas de trap continuam a fazer novas músicas e o estilo influenciou a produção música de artistas como Drake, Cardi B, e A$AP Rocky. No Brasil, artistas como Matuê e Sidoka se destacam no gênero.

Ao escutar o primeiro single Kurtis Blow e a música de Fetty Wap é possível identificar nitidamente a diferença de rap e trap.

Diferença entre rap e trap

Em resumo, como vimos, a diferença entre rap e trap basicamente é que o rap utiliza batidas mais constantes em tempos mais lentos, enquanto que o trap utiliza batidas menos consistentes em tempos muito mais rápidos.

Outra grande diferença entre o rap e a trap é o foco da música. Enquanto no rap é o lirismo e a poesia das canções, o do trap é mais sobre o som geral do que apenas sobre as palavras, ainda que também apresente letras bem pensadas e elaboradas.

Ainda que coloquem uma consideração cuidadosa nas palavras, às vezes o trap pode se apresentar como uma música mais dançante.

Outra diferença envolvendo o rap e o trap tem a ver com o nome. Trap, que em tradução livre ao português signfica "armadilha", é uma gíria para um lugar em que as drogas são vendidas ilegalmente. Por isso, muitas das músicas de trap também abordam esta temática.

Você sabia dessas diferenças e particularidades?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre rap e trap, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Bibliografia
  • NPR - WORLD CAFE. The Birth Of Rap: A look back. Disponível em: <https://www.npr.org/2007/02/22/7550286/the-birth-of-rap-a-look-back?t=1656939403693> Acesso em: 04 de julho de 2022.
  • MASTER CLASS. Guide to Trap Music: History and Characteristics of Trap Music. Disponível em: <https://www.masterclass.com/articles/trap-music-guide#what-is-trap-music> Acesso em: 04 de julho de 2022.
  • MUSIC INDUSTRY HOW TO. Whats is Rap Music: 9 top examples and history. Disponível em: <https://www.musicindustryhowto.com/what-is-rap-music/> Acesso em: 04 de julho de 2022.
  • PERFORMER LIFE. Rap and trap. Disponível em: <https://performerlife.com/rap-and-trap/> Acesso em: 04 de julho de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Diferença entre rap e trap
Diferença entre rap e trap

Voltar ao topo da página