Outros Gêneros musicais

Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop
Imagem: theguardian.com

Grande parte da cultura musical norte-americana, que costuma ser de grande influência mundial, tem as suas raízes na cultura africana ou afro-americana. Muitos estilos musicais que vão desde o gospel até as músicas instrumentais como o jazz evoluíram a partir de comunidades ou grupos afro. Atualmente, dois destes estilos ainda são muito famosos e pelas semelhanças pode causar confusão em algumas pessoas, estamos falando do R&B (ritmo e blues, do inglês) e o Hip-Hop.

Neste artigo, umComo te aponta as diferenças entre o R&B e o Hip-Hop.

Também lhe pode interessar: Diferença entre rap e trap

Vocais e Assuntos

Vamos começar pela parte deste tipo de música que tem o intuito de expressar o que se passava na cabeça de quem as compunha e desta forma podemos diferenciar mais facilmente.

Algo que pode confundir, é que de início, se repararmos nas mudanças de tonalidade vamos perceber que tanto os cantores de R&B como os de Hip-Hop tem grandes influências na música de igreja, onde provavelmente (o que era muito comum) foi onde eles aprenderam a cantar.

Começando pelo Hip-Hop, que, por ser uma arte tradicionalmente de rua que permitia que o rapper expressasse toda a indignação dele com a forma como as coisas funcionam, e com esse fácil acesso por não precisar de grandes formações musicais, apenas ter uma boa história de vida e saber encaixar as suas palavras de forma a gerar o "flow" (flow, do inglês, significa flutuar, planar e no hip-hop é usado para determinar a capacidade em que o rapper consegue rimar, sem errar e encaixar as suas rimas com a batida ou beat). Então, quando falamos do vocal do hip hop estamos falando de uma composição mais pessoal, para expressar a realidade ou para se vangloriar, o que era muito comum através das disputas de rimas, onde um rapper tinha que provar por que ele era melhor do que o outro, através da qualidade das rimas, flow e criatividade.

Já o rhythm e blues abrange uma maior gama de assuntos, podendo se referir, de fato, a qualquer coisa que o cantor deseje falar sobre, sendo mais comuns os temas de expressões de amor ou tristeza. Alguns exemplos de não só pioneiros no R&B mas os responsáveis por carregar este estilo à supremacia da fama, mais tarde transformando-se na base de quase todas as músicas pop de hoje em dia são: Michael Jackson, Marvin Gaye, Janet Jackson e Steve Wonder.

Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop - Vocais e Assuntos
Imagem: en.wikipedia.org

Instrumental e História

Esta parte pode gerar mais confusão, então vou tentar explicar de forma bem didática. Ambos os estilos tem suas bases no Jazz, mas de formas diferentes, para isso vou explicar um pouco (de forma bem abreviada) como surgiram esses estilos:

O hip hop surgiu, como já foi dito, nas periferias, nos bairros mais pobres e em comunidades negras, onde a realidade era naturalmente mais dura do que em outros lugares e é por isso que temos rappers incríveis como o Nas, que retratam muito bem como as coisas aconteciam. A influência do Jazz na parte instrumental das musicas de Rap, deviam se ao fato da chegada dos CDs, quando foram lançados, eram muito mais baratos e de fácil acesso que os vinis e por este motivo, muitos deles foram jogados fora. Aqueles que, iniciados no hip-hop e naquela coisa toda de fazer rimas, buscavam uma forma de fazer batidas, através de loops ou samples.

Loops ou Samples, são termos que aparecem no rap, hip-hop e músicas eletrônicas, um Loop é uma repetição constante que geralmente acompanha grandes partes da música, pode ser retirado de outras músicas por exemplo. O sample é quase que como o loop, mas geralmente dura menos tempo e também são retirados de outras músicas, no caso dos rappers, eles faziam samples de grandes sucessos do Jazz, o que aumentava a aceitação deste novo estilo musical que sofria preconceitos, justamente pois saía dos becos e das periferias.

Já no R&B a ligação com o Jazz está mais na parte estrutural da música, a forma como é composta quase sempre segue a mesma métrica, traduzindo, as canções geralmente tem um refrão que se repete durante alguns versos, que as vezes é seguido por uma ponte (verso para mudança) que liga para os versos finais ou, o refrão novamente.

Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop - Instrumental e História
Imagem: nyulocal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: theguardian.com
Imagem: en.wikipedia.org
Imagem: nyulocal.com
1 de 3
Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop