Rap & Hip Hop

O que é flow no rap?

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 16 novembro 2022
O que é flow no rap?

Se você está aqui, deve querer saber o que é o flow, que tantos rappers ou músicas falam. Quando nos deparamos com um termo em inglês, não é algo tão óbvio de se entender, não é mesmo?

Quer saber o que é flow do rap? Aqui no umCOMO vamos contar para você isso e muitas outras coisas em relação às músicas de rap. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre R&B e Hip-Hop

Índice

  1. O que é flow
  2. Como fazer um bom flow
  3. O que é flow no trap
  4. Como o rap começou
  5. História do rap no Brasil
  6. Rappers brasileiros de maior destaque

O que é flow

Flow é uma terminologia usada para descrever a maneira que a música, ou rapper que está cantando, encaixa as palavras dentro da parte instrumental, o chamado beat.

Em inglês, a palavra flow significa fluir, e tenta descrever exatamente como o rapper leva suas rimas e letra até que faça sentido como um todo.

O que é o rap

O termo começou a ser usado ainda na Inglaterra, com o significado de "uma ideia que querem te vender, uma explicação ou um papo".

Hoje, com o crescimento e popularização do gênero musical, o termo rap é associado à rima e poesia.

Como fazer um bom flow

Basicamente, a fluência do flow gira em torno da última palavra falada ou da letra de rap como um todo. Raps amadores ou iniciantes tendem muito a utilizar versos dentro dessa construção, para criar uma coesão maior entre as palavras. Veja abaixo como melhorar seu flow.

Entender de rimas

No início, seguir a lógica básica de rimas é o ideal até que você já tenha em mente, quase que automaticamente, um vocabulário maior e mais noções de qual palavra rima com qual, a ponto da frase ser não só sonoramente boa, mas carregar um sentido coerente junto.

Em estilos livres improvisados, as famosas batalhas de rap, também é muito comum vermos os competidores usando frases monossilábicas ou no infinitivo/diminutivo, para exatamente facilitar a coesão que comentamos.

Escutar pode ser uma aula

Escutar outros rappers mais experientes e que estão em evidência é outra maneira de aprender. Você pode compreender novos versos e usar no seu material. E lembre-se que aqui você não está copiando e sim apreendendo.

Amplie suas fontes

Vale muito a pena também ouvir músicas de artistas diferentes, além de ler bastante! Quanto maior for o seu vocabulário, melhor tende a ser seu flow e mais opções para colocar nas suas rimas você terá.

Escreva

Escrever bastante também é importante para melhorar o seu flow. No geral, é necessário criar prática e que o que você diz de fato impacte as pessoas.

Entenda o mundo ao seu redor

Tenha em mente que as melhores rimas são aquelas que causam impacto. Dissertar sobre os temas da sociedade entra nessa categoria e entra na essência questionadora que o rap sempre trouxe para as ruas.

Temos aqui no umCOMO um artigo completo sobre como compor um rap que pode te ajudar ainda mais.

O que é flow no trap

De uma maneira bem direta, a principal diferença entre o que é flow no trap e no rap é que o segundo usa batidas mais constantes em intervalos mais lentos, enquanto que o trap é exatamente o contrário: batidas menos constantes, em intervalos mais rápidos. E isso é o ponto principal que deve ser levado em consideração na hora de encaixar a letra no beat.

Se você quiser saber, de maneira aprofundada, a diferença entre rap e trap, leia também este outro artigo do umCOMO.

Como o rap começou

Popularizado no final do século XX em comunidades negras dos Estados Unidos, o rap nasceu como um dos cinco pilares da cultura hip-hop.

Também é dito que o rap teve início na Jamaica, ainda nos anos 60, na mesma época que os sistemas de som foram lançados e desenvolvidos. Na capital do país, Kingston, e em outras regiões, é dito que colocavam-se alto-falantes grandes para bailes e, em determinado momento, o mestre de cerimonias local, chamado toaster, pegava o microfone para falar dos problemas da comunidade e da nação.

Nenhum assunto sensível era deixado de lado ou de ser criticado e pontuado: drogas, sexo, violência e até problemas políticos da nação. 10 anos depois, uma crise econômica e social fez com que diversos jovens jamaicanos fossem para os Estados Unidos, entre eles o DJ Kool Herc, que introduziu essa cultura já existente em seu país em Nova York, uma das maiores cidades do mundo.

História do rap no Brasil

O rap nacional começou a crescer e ganhar destaque na década de 80 nas zonas periféricas de São Paulo, maior cidade da América Latina. Nesse período, o rap nacional era marginalizado pela alta sociedade, por ter crescido nas áreas pobres e conter letras com conteúdo agressivo, questionador e impactante.

O Racionais Mc's, grupo composto por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, foi e é até hoje um dos maiores expoentes do gênero no país. Suas letras fortes e questionadoras, além de sua postura firme em relação aos problemas que a alta sociedade custava acreditar que existiam e, até mesmo, ignoravam, fez deles ícones dessa cultura. O mesmo vale para o DJ Thayde e muito outros nomes que ajudaram a cultura do rap e do hip-hop a se expandir pelo país para se tornar o que é hoje.

Rappers brasileiros de maior destaque

Para você que está buscando também bons rappers brasileiros para se inspirar ou simplesmente para ouvir um som de qualidade, vamos te passar também alguns nomes inspiradores, que não só ajudaram na propagação do gênero musical no país, mas também levam consigo as diretrizes da cultura do rap.

O maior nome com toda certeza é o de Mano Brown. O líder do Racionais MC's está na ativa desde a década de 80 e é um símbolo para gerações até hoje. Suas letras, tanto com o grupo quanto na carreira solo, nunca deixaram de evidenciar a realidade da periferia ou de criticar o sistema falho.

Anos depois, temos outros nomes em alta na música brasileira. O mineiro Djonga, que é historiador de formação, vem ganhando espaço e nunca deixa de mostrar suas convicções, tanto na música quanto nas suas redes sociais.

Além desses dois, existem muitos outros nomes influentes, como Criolo, Emicida, Mv Bill, Preta Rara, Drik Barbosa e por aí vai!

Agora que você entender o que é o flow no rap, conta pra gente se gostou desse conteúdo! Aqui no umCOMO você encontra não só esse como muitos outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é flow no rap?, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Bibliografia

§ Ehow / Técnicas de Flow do rap / Disponível em <https://www.ehow.com.br/tecnicas-flow-rap-info_41580/> Acesso em 11 de novembro de 2022

§ Letras / História do rap / Disponível em <https://www.letras.mus.br/blog/historia-do-rap/> Acesso em 11 de novembro de 2022

§ Smartrapper / What is flow in rap/ Disponível em <https://www.smartrapper.com/what-is-flow-in-rap/> Acesso em 11 de novembro de 2022

§ A fonte de informação / O que significa a palavra flow/ Disponível em <https://afontedeinformacao.com/biblioteca/artigo/read/64808-o-que-significa-a-palavra-flow> Acesso em 11 de novembro de 2022

§ Wikipedia / Rap/ Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rap> Acesso em 11 de novembro de 2022

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é flow no rap?