Partilhar

Ideias para reciclar as garrafas

Ideias para reciclar as garrafas

Com certeza que o lixo da sua casa está cheio de garrafas, tanto de plástico como de vidro, verdade? Ao invés de jogá-las e de acabar com a sua vida útil, em umComo propomos que as aproveite ao máximo, reutilizando e dando a elas outra função para conseguir, assim prolongar a vida destas embalagens. Com as garrafas pode chegar a criar objetos decorativos como porta-velas ou brinquedos para crianças; se quiser saber mais convidamos você a continuar lendo este artigo onde damos diferentes ideias para reciclar as garrafas.

Também lhe pode interessar: Como reciclar garrafa pet
Passos a seguir:
1

Uma forma muito simples e bonita de reciclar garrafas é convertê-las em vasos ecológicos, ideais para que as nossas plantas ou flores cresçam saudáveis. Para fazer este artesanato terá que aproveitar as garrafas de plástico, cortar a parte superior (conhecida como boca da garrafa) e adicionar a terra ou plantar suas flores lá dentro. Principalmente para que as plantas estejam em boas condições é importante fazer três ou quatro buracos na parte inferior que ajudarão a drenar a água ao regar.

Na imagem pode ter uma noção do que estamos propondo, no entanto, você pode adaptá-la ao seu gosto. Por exemplo, pode pintar as garrafas com tinta e dar um tom diferente ao original, pode escrever frases, fazer desenhos, etc. Dê asas à imaginação e deixe-se levar!

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 1
Imagem: youtube.com
2

Os pequenos vão se divertir muito com este artesanato que propomos a você. Na época de Halloween pode reciclar garrafas de vidro para dar ao seu lar um toque terrorífico e muito divertido! Para isso, só terá que conseguir algumas garrafas de vidro (como de vinho, por exemplo), limpar bem para tirar qualquer rastro de sujeira que possa restar e, depois, pintar com motivos de Halloween como os que propomos na imagem: uma abóbora ou fantasma.

Para conseguir que o efeito final fique legal, aconselhamos que ao invés de pintar as garrafas por fora, jogue tinta por dentro, desta forma conseguirá que fiquem perfeitamente cobertas e sem manchas. Terá que deixar secar e depois colar na parte exterior cartolinas para criar esse gesto e essa cara tão assustadora. Seus filhos vão adorar!

Neste artigo contamos a você, passo a passo, como transformar garrafas em fantasmas.

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 2
3

Outra ideia para reciclar garrafas, mais elegante e íntima, é aproveitar e transformá-las em porta-velas perfeitos. Para fazer isso terá que cortar a boca da garrafa para eliminar a parte de baixo e aproveitar a forma curvada da parte superior. Recomendamos que sejam garrafas de vinho pois costumam ser mais escuras mas, se preferir, pode optar por uma que seja transparente e depois pintar e personalizar em função de seu próprio gosto.

Terá que cortar a garrafa e procurar um suporte para colocar na parte inferior, como pode ver na imagem, deste modo o porta-velas ficará mais bonito.

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 3
Imagem: listas.20minutos.es
4

Outra boa ideia para reciclar garrafas de plástico consiste em transformá-las em recipientes ideais para fazer um jardim urbano. Terá que cortar a garrafa por um lado, que será por onde deve introduzir a terra para sua própria horta; se quiser pendurar na parede recomendamos que leia nosso artigo onde contamos, passo a passo, como fazer um jardim com garrafas de plástico.

Introduza a terra que quiser cultivar pela zona aberta e plante as sementes ou as flores para que cresçam.

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 4
5

As garrafas de plástico também são ideais para funcionar como recipientes para guardar objetos que, habitualmente temos espalhados pela casa. Por exemplo, na imagem propomos que use estes recipientes para guardar escovas de dentes, os seus objetos de maquiagem, cotonetes, etc.

Para fazer este artesanato com a garrafa em questão, terá que cortar a parte de cima para aproveitar, assim, a parte de baixo. Lembre-se que o plástico é um material que pode chegar a cortar, por isso, propomos que passe o ferro por um momento para suavizar assim essa zona. Se suas garrafas não forem coloridas, você mesmo poderá personalizar pintando e decorando da forma que quiser.

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 5
Imagem: mycutecorner
6

Continuamos com outra ideia para reciclar garrafas. Neste caso, podem ser tanto de vidro como de plástico, mas recomendamos mais as primeiras porque mostrarão uma imagem clara e mais definida graças ao vidro. A ideia é transformar suas garrafas em porta-retratos para exibir suas fotografias de uma maneira única e original.

Como pode ver na imagem, existem diferentes tamanhos e tipos de garrafas e a foto deve ser adaptada a isso, caso contrário aparecerá deformada e não ficará igual. Neste sentido, se as fotos estiverem na horizontal (tipo paisagem), o melhor é que use recipientes menores e largos e, no caso das fotografias verticais (tipo retrato), prefira garrafas mais altas e estilizadas para que a imagem apareça em todo seu esplendor.

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 6
Imagem: ohmanualidades.com
7

Um artesanato um pouco mais elaborado é o que propomos a seguir, em que as garrafas de plástico se transformam em um prático porta-revistas de parede. Para isso terá que reunir várias garrafas e cortar a parte superior delas para ficar apenas com o corpo. Como já dissemos, o plástico pode cortar e recomenda-se cobrir o corte com alguma almofadinha ou passar o ferro para suavizar.

Quando já tiver feito isso, terá que unir todas as garrafas em um suporte que se adapte à parede e fixar com pregos para manter no lugar. É uma ideia um pouco mais elaborada pois precisa de ferramentas de bricolagem mas, como pode ver, o resultado é original e muito prático.

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 7
Imagem: decorablog
8

Outra forma de reutilizar as garrafas de vidro e conseguir algo elegante e sofisticado é criar uma lâmpada de teto. Assim como o anterior, este artesanato requer certos conhecimentos de bricolagem para que possa realmente fazer a função de lustre e para que fique bem presa ao teto.

O que tem que fazer é pegar em várias garrafas de vidro, cortar a parte inferior, e pendurar em um suporte de madeira que, por sua vez, esteja pendurado no teto. Terá que introduzir a lâmpada pelo interior da garrafa para conseguir esta função de lustre e reduzir, assim, a intensidade da luz criando um ambiente íntimo e muito elegante.

Ideias para reciclar as garrafas - Passo 8
Imagem: viviendodiferente.mx

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ideias para reciclar as garrafas, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Ideias para reciclar as garrafas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
marina
algumas maiorias de ideias aproveit0aveis e divertidas

Ideias para reciclar as garrafas
Imagem: youtube.com
Imagem: listas.20minutos.es
Imagem: mycutecorner
Imagem: ohmanualidades.com
Imagem: decorablog
Imagem: viviendodiferente.mx
1 de 9
Ideias para reciclar as garrafas

Voltar ao topo da página