Partilhar

Ideias para reciclar cascas de ovos

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Ideias para reciclar cascas de ovos

A reciclagem está muito na moda e, atualmente tenta-se que qualquer objeto que usamos na nossa vida diária possa ser reutilizado para que, assim prolonguemos a sua vida útil e, além disso, faça parte da decoração da nossa casa. Este é o caso das cascas de ovos, algo que de certeza usa todas as semanas e que, na maioria dos casos, acabam na lixeira. Neste artigo de umComo vamos dar-lhe uma série de ideias para reciclar cascas de ovos para que possa decorar as suas jarras de um modo muito pessoal, criar decorações infantis e, inclusive, plantar flores. Descubra tudo de seguida!

Também lhe pode interessar: Como reciclar caixas de ovos

Plante as suas sementes nas cascas de ovos

Uma boa forma de reciclar as cascas de ovos consiste em convertê-las nos recipientes ideais para cultivar as suas plantas ou sementes. Esta é uma boa opção para as famílias, assim os mais pequenos de casa aprendem sobre o cultivo e como funciona a natureza.

Para o fazer, terá apenas que esvaziar o conteúdo de um ovo pela parte superior, enxaguá-lo com água com muito cuidado para não se quebrar e, depois adicionar no seu interior terra e a semente que quer que cresça. Para dar o toque infantil pode fazer um simpático rosto no ovo, tal como lhe mostramos na imagem.

Ideias para reciclar cascas de ovos - Plante as suas sementes nas cascas de ovos
Imagem: ecologismos.com

Mosaicos com as cascas de ovos

De certeza que em casa tem um jarro, uma moldura de fotos ou um recipiente que é liso e não tem qualquer tipo de decoração, certo? Pois com as cascas de ovos pode conseguir dar-lhe um toque único e muito elegante transformando, assim, um objeto aborrecido em outro mais elegante e original.

Para isso, terá que quebrar em pedaços pequenos a casca de ovo e colá-la com a ajuda de cola, sobre o objeto que pretende personalizar. Para que o processo seja mais simples de levar a cabo, em umComo aconselhamos você a utilizar uma pinça pequena que lhe ajudará a colar as cascas no recipiente em questão.

Esta ideia tem múltiplas variantes pois pode optar por deixar a casca assim (como aparece na imagem) ou, se preferir, pode dar-lhe uma camada de pintura de uma ou várias cores, desta forma o resultado será mais atrativo e original.

Ideias para reciclar cascas de ovos - Mosaicos com as cascas de ovos
Imagem: enganchadaalreciclaje.com

Decorações infantis

As cascas de ovos também se podem reutilizar e usar nos quartos dos mais pequenos. A forma dos ovos podem ser ideais para construir divertidos animais ou personagens que ficarão ótimos no quarto do seu filho. A primeira coisa que deve ter em conta é que é fundamental esvaziar o interior do ovo para evitar que se quebre e se suje o cômodo.

Para esvaziar o ovo sem o quebrar terá que fazer dois pequenos furos em cada extremo com a ajuda de um alfinete. Depois terá que esvaziá-lo, poderá fazer isso com a ajuda de um palito para empurrar a clara para fora. Uma vez feito isto, terá apenas que o limpar e pintar da forma que desejar. É um artesanato perfeito para fazer com os seus filhos.

Ideias para reciclar cascas de ovos - Decorações infantis
Imagem: ecologismos.com

Porta velas com cascas de ovos

Outra forma muito original de reciclar as cascas de ovos é convertê-las em divertidos porta velas que iluminarão a sua casa de uma forma única. Para fazer este artesanato, basta derreter uma vela que tiver em casa e, quando a cera estiver em estado líquido, introduzi-la no interior da casca de ovo. Para que o efeito seja o esperado, o melhor é partir a casca mais ou menos pela metade.

Uma boa ideia consiste, também, em pintar o exterior destas cascas para, assim conseguir tons diferentes e mais originais que a cor do ovo. Se preferir, pode criar você mesmo uma vela e incorporá-la no ovo. Neste artigo de umComo pode ver como fazer velas artesanais.

Ideias para reciclar cascas de ovos - Porta velas com cascas de ovos
Imagem: comohacerpara.info

Decorar as cascas de ovos

Na época da Páscoa é comum ver as pessoas a decorar as cascas de ovos de várias formas para festejar este dia. Mas, além de na Páscoa, também podemos utilizar estes desenhos para decorar algum cômodo da nossa casa como, por exemplo a sala ou a mesa onde costuma comer.

Para decorar um ovo pode optar por o esvaziar, tal como lhe explicamos antes, ou cozinhá-lo e esperar que o ovo esteja cozido, para evitar se quebrar e sujar o cômodo. Uma vez pronto, poderá pintar a casca com diferentes cores e pincéis, o desenho vai depender exclusivamente do seu gosto pessoal. Neste artigo de umComo explicamos-lhe como decorar um ovo de Páscoa.

Ideias para reciclar cascas de ovos - Decorar as cascas de ovos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ideias para reciclar cascas de ovos, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Ideias para reciclar cascas de ovos

O que lhe pareceu o artigo?

Ideias para reciclar cascas de ovos
Imagem: ecologismos.com
Imagem: enganchadaalreciclaje.com
Imagem: ecologismos.com
Imagem: comohacerpara.info
1 de 6
Ideias para reciclar cascas de ovos

Voltar ao topo da página