Treinamento da voz

Como cantar melhor

Como cantar melhor

Muitas pessoas desfrutam da música e sentem o impulso de cantar quando escutam as suas músicas favoritas ou tocam algum instrumento. Cantar não é fácil e podemos ficar desanimados quando sentimos que não o estamos fazendo bem e que a nossa voz não é agradável para os nossos ouvidos. Há pessoas que têm uma voz que lhes permite cantar com mais facilidade, enquanto outras podem apresentar mais problemas ao ter uma voz que atinge menos tons ou por ter um timbre com o qual é mais difícil entoar. Existe uma série de recomendações que podem ajudar a melhorar a técnica de canto. Em umComo.com.br vamos lhe dar algumas dicas para saber como cantar melhor.

Também lhe pode interessar: Como aprender a cantar

Passos a seguir:

1

Antes de começar a cantar, há uma série de fatores que você deve considerar:

  • Postura. A melhor opção é em pé, com os ombros relaxados, as costas retas e evitando estar tenso.
  • Deve respirar de forma relaxada, sem tentar pegar muito ar e tentando gerenciar o ar adequadamente para não ficar sem ele enquanto canta. Você deve ficar atento para quais são aqueles momentos em uma canção que facilitam pegar ar. Pode praticar exercícios de respiração.
  • Não cante com a boca travada. Isto não significa que deva abrir muito a boca, mas deve sentir que, ao cantar, a boca não está tensa, nem a língua ou a garganta.
2

É imprescindível conhecer a sua voz. Por isso, pense naquelas canções que mais o fazem cantar pelo fato de que implicam uma maior facilidade para você. Pratique uma canção em que se sinta confortável e trate de encontrar as partes que são mais difíceis e as que deve melhorar. Outra coisa importante é saber até que tom você pode chegar, o que não significa que não possa atingir tons mais altos com a prática. Pode usar um piano para repetir com a voz cada nota que toca à medida que for fazendo tons mais altos. Repita os tons e verá em quais sua voz se sente mais confortável. Mais tarde, poderá tratar de chegar a tons mais altos, uma vez que tenha praticado.

Como cantar melhor - Passo 2
3

Experimente outro registro. É possível que desde o início você começasse a cantar em um registro simplesmente porque era o que mais gostava. Como já referimos, quando uma canção nos faz cantar e nos sentimos à vontade, é porque a nossa voz se sente confortável. No entanto, pode ser que existam outros gêneros e registros que não tínhamos testado e que implicam conhecer uma parte da nossa voz que não conhecíamos; talvez estivéssemos acostumados a cantar em tons muito agudos quando, na verdade, tínhamos uma voz perfeita para cantar canções mais graves.

Como cantar melhor - Passo 3
4

Outro fator a ser considerado é a confiança em si mesmo. Um dos principais problemas é a falta de confiança ou o nervosismo que aparece quando estamos à frente das pessoas. Devemos nos acostumar e ir gerando confiança em nós mesmos. Quando aprendemos a cantar e nos sentimos à vontade, devemos dar o passo de cantar à frente de algum amigo ou familiar. A primeira vez será um grande esforço, mas à medida que vir que pode conseguir, se sentirá melhor e a confiança aumentará. Como consequência, pouco a pouco poderá ampliar a sua audiência. Para algumas pessoas será mais difícil e elas precisarão de mais tempo, já que nem todo o mundo terá a mesma facilidade. Além disso, não se preocupe apenas em não estar nervoso, uma vez que tenha conseguido isso, trate de envolver outras coisas como o olhar e os gestos.

Como cantar melhor - Passo 4
5

Cantar significa cuidar da sua voz, uma vez que se tivermos uma voz bonita e soubermos utilizá-la, mas não cuidarmos dela, com certeza teremos mais problemas na hora de cantar ou não conseguiremos mostrar todo o nosso potencial. Isto significa não forçar a nossa voz, não gritar e não fazer esforço excessivo ao cantar. Além disso, é importante que a nossa voz descanse cada vez que a utilizarmos para que se recupere, evitando problemas de afonia. Beba água e evite fumar ou beber álcool.

6

Pratique com frequência. Deve tratar de estabelecer um hábito para poder treinar a sua voz realizando exercícios com o objetivo de, aos poucos, cantar melhor. A prática fará você melhorar dia após dia, até dominar por completo a sua voz. Pratique as escalas, como explicamos anteriormente, reforçando os tons mais difíceis para você para melhorar sua voz. Aperfeiçoar a sua voz requer tempo e paciência, mas se você se esforçar e for constante verá como obtém resultados. Observe que sua voz não soe rouca quando cantar, não grite nem sinta dor na garganta ou tensão excessiva.

Como cantar melhor - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cantar melhor, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gilmar cosata
acabei de ler tudo sobre como cantar melhor . e vou procurar a mi preparar mais . fiquei contente em saber que beber muita agua e nao fumar e . fundamental . e eu nao fumo bebo muita agua e bebo pouco bebidas alcoolicas . nao tenho dificulades em cantar determinadas musicas . mas sou timido na hora de soltar a voz . apesar deu nao ser cantor . o que mais gosto e cantar . aceito todos os conselhos de como devo mi comportar caso eu venha cantar para um publico . e o que devo fazer para saber qual e a minha verdadeira voz . pq canto as vezes muito agudo e tambem muito grave . ex jesse . e ze ramalho
1 de 5
Como cantar melhor