Partilhar
Partilhar em:

Qual é a diferença entre prosa e verso

Avaliação: 4,6 (45 votos)
4 comentários
3 vezes partilhado
 
Qual é a diferença entre prosa e verso

Se você gosta de poesia, certamente já ouviu falar de textos escritos em prosa e outros em verso. Como leitor, ambos podem parecer bonitos para você, mas estas formas contam com importantes diferenças no momento da escrita, do mesmo modo que há diferenças entre a fábula e o conto ou entre o conto e a novela. Quer saber qual é a diferença entre prosa e verso? Em umComo.com.br explicamos tudo com detalhe.

Também lhe pode interessar: Quais são os diferentes tipos de versos

Prosa

A prosa é a forma que adotamos para escrever de maneira natural, expressando as ideias como surgem no nosso pensamento, sem precisar seguir regras que nos indicam a medida que devem ter as linhas que escrevemos, ou o ritmo das mesmas. Na prosa, por exemplo, as frases não têm necessariamente que rimar, e a escrita não tem regras estritas como no caso do verso.

Um exemplo de prosa seria:

"Caminho sem luz, desemboca em minha alma uma dor profunda. Procuro você, mas não o encontro em nenhum lugar, só encontro uma aura, um fantasma, a lembrança que me nego a soltar enquanto me sumo na escuridão".

Verso

O verso é uma composição poética escrita considerando a métrica das sílabas e o ritmo das frases. No verso utilizam-se elementos como os acentos, as pausas ou o som similar das palavras para criar uma narração com rima. Trata-se de uma das formas mais comuns de poesia que podemos encontrar, mas sua escrita não é tão livre como a prosa, no entanto o resultado final é igualmente bonito.

Um exemplo de verso seria o escrito pelo poeta Pablo Neruda em seu livro 20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada:

"Gosto quando você se cala porque é como se estivesse ausente,

e me ouve desde longe, e minha voz não toca você.

É como se os olhos tivessem voado

e como se um beijo fechasse sua boca."

Diferenças entre prosa e verso

Considerando ambos os conceitos, as diferenças entre prosa e verso seriam:

  • A prosa está escrita de forma natural, enquanto o verso deve cumprir certas medidas e ritmo.
  • A prosa não tem necessariamente que rimar, enquanto no verso a rima é fundamental.
  • Na prosa não há métrica, mas nos versos considera-se a quantidade de sílabas de cada frase.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre prosa e verso, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Comentários (4)

Escrever comentário sobre Qual é a diferença entre prosa e verso

4 comentários
A sua avaliação:
Maria Clara
Qual é a diferença entre prosa e verso e você é legal
Nídia do Carmo
Oi Maria! Leu as informações do texto?
Tailane
Salvou minha vida, ainda bem que pesquise-i aqui me salvou Graças a Deus! Agora eu sei oque e , verso e prosa! Entendi tudo Obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Tailane! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando os nossos artigos!
A sua avaliação:
Nayara
Ótima explicação, me tirou a dúvida!
Editor umComo.com.br
Oi Nayara! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando as nossas sugestões! :)
A sua avaliação:
Maria Helena Jesus Gomes
frases escritas em prosa

Qual é a diferença entre prosa e verso
Qual é a diferença entre prosa e verso